Notícias

Empresas de aviação querem comprar etanol direto das usinas

03 de Fevereiro de 2020

Notícias

As empresas de aviação agrícola querem comprar etanol direto das usinas. A ideia é inserir a categoria na medida em estudo pelo Governo para permitir a comercialização do biocombustível entre usinas e postos, sem a intermediação das distribuidoras.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o País conta com cerca de 2,2 mil aeronaves.

São aparelhos que utilizam três tipos de combustível: etanol e gasolina de aviação (avgas) para os motores a pistão e querosene de aviação para os motores turboélices.

Já no caso da frota a etanol, a maior parte dela está no Sudeste e Centro-Oeste, onde o combustível é mais barato (pela grande produção de cana-de-açúcar associada à maior presença de usinas).

Conforme a entidade, essa frota é de pelo menos 500 aviões que, em épocas de safra, chegam a realizar até 50 pousos e decolagens por dia.

A proposta de inclusão das empresas de aviação agrícola em uma possível medida do Governo para permitir a venda direta foi apresentada na quarta-feira (29).

Na ocasião, Thiago Magalhães Silva, presidente do Sindag, participou de encontro no Ministério da Economia.

Foi com o diretor de Desburocratização da Secretaria Geral de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Geanluca Lorenzon.

Economia de até R$ 0,60 por litro

A intenção é possibilitar que os operadores com aeronaves movidas a etanol possam fazer suas compras a granel diretamente das usinas.

“Explicamos que as empresas aeroagrícolas também compram grande quantidade de combustível”, diz.

“E que a medida aliviaria o custo operacional para frota a etanol.”

A estimativa do Sindag é de que a economia poderia ficar entre 30 e 60 centavos por litro.

“Mas muita gente desconhece que uma parte significativa da frota aeroagrícola brasileira (que é a segunda maior do mundo) é movida a etanol”, completa Magalhães.

 

Fonte: Jornal Cana – 31-01

Veja também