Notícias

Entenda como será a safra Centro-Sul 2018/19 segundo o CTBE

19 de Janeiro de 2018

Notícias

A cana de início de safra teve seu desenvolvimento favorecido pelas chuvas acima da média no primeiro mês de chuvas constantes no Centro-Sul, de acordo com levantamento do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Desta forma, a seca prolongada no meio do ano, que atrasou o desenvolvimento inicial dos canaviais cortados no começo da safra, vem sendo mitigada com o excedente de chuvas nos meses úmidos do ano.

Olhando-se esse cenário de forma global pode-se esperar que a produção da safra 2018/19 seja bem parecida com a safra 2017/18.

Eventos extremos do clima podem alterar essa situação, porém as grandes perdas previstas nos meses de agosto e setembro de 2017 não vem de fato impactando a safra seguinte. A safra 2017/18 terminou quase que totalmente no mês de novembro, dessa forma, a cana monitorada pelo CTBE já é a cana da safra seguinte.

MAPA DO BALANÇO HIDRÍCO DO MÊS DE NOVEMBRO DO ESTADO DE SÃO PAULO

As chuvas do mês de novembro beneficiaram o balanço climatológico do Estado, ainda que alguns pontos tenham apresentado déficit hídrico devido aos volumes menores do que o esperado nos meses anteriores. Na maior parte do estado, os déficits e excedentes foram pequenos, não ultrapassando a faixa dos 10 mm. Já em parte da região Sudoeste e Centro-Sul do estado, os valores de excedente chegaram a atingir 60 mm. De maneira geral, as chuvas trouxeram uma recuperação no armazenamento de água no solo, compensando os déficits dos meses anteriores.

Fonte: Jornal Cana – 19/01/2018

Veja também