Notícias

EPA diz que pode expandir vendas de etanol nos EUA sem aval do Congresso

22 de Outubro de 2018

Notícias

O diretor interino da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês), Andrew Wheeler, disse na última quinta-feira que o órgão tem autoridade para permitir as vendas de gasolina com maior mistura de etanol por todo o ano, sem precisar de uma aprovação do Congresso, e espera que a indústria de petróleo desista de entrar com um processo para parar a mudança.

“Nós temos autoridade para dar continuidade ao E15”, disse Wheeler a repórteres depois de um evento com o secretário da Agricultura, Sonny Perdue, em Washington.

“E eu espero que a indústria de petróleo se junte a nós para ajudar a melhorar o funcionamento (da política de biocombustíveis dos EUA) para o público norte-americano, em vez de levar a questão à Justiça”.

O presidente Donald Trump anunciou na semana passada que ele estava determinando à EPA a suspensão à proibição das vendas do chamado E15 durante o verão, a fim de ajudar os agricultores, uma mudança comemorada pelo setor de milho, a qual o setor petroleiro se opõe e ameaçou abrir um processo para bloqueá-la.

A indústria de petróleo está receosa de que a expansão das vendas de etanol de milho cortará a sua participação no mercado de combustível.

A Agência de Proteção Ambiental norte-americana proíbe as vendas de E15 durante o verão em certas regiões, por receios sobre a poluição.

Reuters - 22/10/18

Veja também