Notícias

Erros e acertos na busca pela redução de custos na agroindústria canavieira

25 de Janeiro de 2017

Notícias

Na composição de uma saca de açúcar, 66,6% do custo final vem da área agrícola, sendo que, subdividindo esse valor, a mecanização responde por 61,8%. Dessa forma, reduzir os custos nessas duas áreas deve ser o principal objetivo das usinas canavieiras.

De acordo com Dib Nunes Jr, presidente do Grupo IDEA, quando se fala em reduzir custos na área agrícola, muitos profissionais tomam ações erradas, achando que estão diminuindo os gastos quando, na verdade, estão aumentando.

“De forma alguma devemos, por exemplo, reduzir os investimentos em tratos culturais ou no plantio. Além disso, não pode haver corte indiscriminado de gastos, como deixar de pagar os fornecedores, arrendamentos e o banco em dia ou deixar de recolher impostos”, alerta Dib

Para ele, o que irá reduzir custos é o aprimoramento da gestão, renegociação das dívidas e contratos, redução das horas extras/desperdícios, capacitação dos colaboradores, melhorias nas operações agrícolas e do teor de sacarose e aumento da produtividade.

Participe do 19º Seminário de Mecanização e Produção de Cana de Açúcar: 29 e 30 de março de 2017, e obtenha maiores informações sobre o assunto!

(Fonte: CanaOnline – 25/01)

Veja também