Notícias

Estoques de etanol baixam e consumo dispara

02 de Setembro de 2019

Notícias

Os estoques totais de etanol no País atingiram 7,11 bilhões de litros no último dia 15 de agosto, segundo o Ministério da Agricultura. O volume é 19,3% menor que os 8,81 bilhões de litros de igual data do ano passado. Já a reserva de hidratado, aquele utilizado para abastecer diretamente os veículos, recuou 21,6% na mesma base de comparação, de 5,67 bilhões para 4,44 bilhões de litros.

Enquanto os estoques baixam, o consumo do hidratado dispara. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), as vendas das distribuidoras aos postos cresceram 30,2% entre janeiro e julho deste ano ante igual período de 2018, para 12,6 bilhões de litros. Em julho, a alta foi 15,6% em relação a igual mês de 2018, para 1,86 bilhão de litros de hidratado.

Muita calma nessa hora

Mesmo com o recuo nos estoques e a alta no consumo, o comitê de representantes do governo e do setor privado avaliou que, ao menos por enquanto, está afastado o risco de desabastecimento de etanol no País. Em reunião na quarta-feira (28), em Brasília, apontaram que os estoques devem crescer, pois usinas estão em plena safra. Já a demanda pelo hidratado deve ser freada por altas no preço e a consequente substituição pela gasolina.

Fonte: O Estado de S. Paulo – 2/09

Veja também