Notícias

Estoques de petróleo dos EUA aumentam em 2 milhões de barris na semana passada

11 de Setembro de 2020

Notícias

O Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos infirmou nesta quinta-feira (10) que os estoques de petróleo do país aumentaram em 2,033 milhões de barris na semana encerrada em 4 de setembro, depois de seis quedas semanais consecutivas. O resultado contrastou com a expectativa de queda de 1,2 milhões de barris de especialistas consultados pelo “Wall Street Journal”. Analistas ouvidos pela S&P Global Platts também esperavam uma queda de 500 mil barris.

Com isso, os estoques de petróleo dos EUA subiram para um total de 500,4 milhões de barris.

O Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês) relatou na quarta-feira (9) uma subida de 3 milhões de barris, de acordo com fontes. Os dados de oferta foram divulgados um dia depois do normal, nesta semana, devido ao feriado do Dia do Trabalho nos EUA, na segunda-feira (7).

Os dados oficiais divulgados hoje também mostram que os estoques de petróleo bruto no centro de armazenamento de Cushing, Oklahoma, aumentaram cerca de 1,9 milhão de barris na semana.

A oferta de gasolina, por sua vez, caiu em 2,954 milhões de barris, enquanto os estoques de destilados diminuíram 1,7 milhão de barris.

A pesquisa da S&P Global Platts mostrou expectativas de um declínio de 2,5 milhões de barris de gasolina, mas os destilados deveriam aumentar em 300.000 barris.

Cotação da commodity

Após a divulgação dos dados, os preços dos contratos para outubro do petróleo WTI, a referência americana, caíam 0,95%, a US$ 37,69 o barril, enquanto os contratos para novembro do Brent, a referência global, recuavam 0,76%, a US$ 40,48 o barril.

 

Fonte:  Valor Econômico - 10/09 

 

Veja também