Notícias

Etanol aditivado: o que é, vale a pena?

07 de Junho de 2018

Notícias

Já se foi o tempo em que gasolina comum, etanol e diesel eram as únicas opções de combustíveis à disposição dos consumidores em postos de combustível. Dá para dizer que o mercado de combustíveis sofreu uma espécie de “gourmetização” nos últimos anos.

Atualmente, os motoristas podem abastecer seus respectivos veículos com combustíveis em versões que prometem limpar o motor do veículo e prolongar a vida útil do conjunto ou até com um diesel que também limpa o sistema de alimentação ou que atenda às mais recentes tecnologias empregadas pelas fabricantes nos propulsores. Um deles é o etanol aditivado.

O etanol aditivado é ofertado em alguns postos de combustíveis há cerca de oito anos. Ele chegou como alternativa para automóveis de passeio, veículos comerciais e motocicletas dotados de motorização flex e está disponível, sobretudo, em estados como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, você sabe realmente o que é, como funciona e quais são os benefícios do etanol aditivado? Respondemos essas perguntas logo abaixo. Confira:

Você já deve ter escutado ou lido algo a respeito da gasolina aditivada. O etanol aditivado, por sua vez, segue praticamente a mesma ideia. Este tipo de combustível desempenha a mesma função do etanol comum, mas com a diferença de contar com detergentes e dispersantes em sua mistura. Essas substâncias prometem promover uma limpeza considerável no sistema de alimentação do motor, removendo principalmente os resíduos acumulados no interior do motor que podem comprometer o bom funcionamento do aparato.

Para explicar na prática o real funcionamento e benefícios do etanol aditivado, a Shell, que atualmente é a única rede de postos de combustíveis a dispor deste tipo de combustível aos consumidores no mercado nacional; compara o seu “Shell V-Power Etanol” com alguns produtos que nós utilizamos em nosso cotidiano.

Segundo ela, o motor pode sofrer do mesmo mal de um chuveiro, que quando entope reduz o seu fluxo de água. No caso do propulsor, ele pode ficar cheio de impurezas que comprometem o seu bom funcionamento. Aí o etanol aditivado entra em ação; removendo os resíduos das válvulas e bicos injetores, melhorando a passagem do combustível no interior do motor.

Além disso, o etanol aditivado pode ser comparado ao creme nas mãos, que faz com que as nossas mãos deslizem de maneira mais suave. No caso do motor, o etanol aditivado ostenta o FMT (Friction Modification Technology), o redutor de atrito da fabricante, que protege e contribui para que as partes internas do motor se movimentem mais suavemente, gerando mais proteção e menos perda de energia.

Em suma, o etanol aditivado pode contribuir para “desprender” e quebrar a sujeira presa no sistema de alimentação do motor e elimina-la através do sistema de combustão; beneficiando todo o conjunto; aumentando a vida útil do propulsor e, ainda, fazendo com que você diminua os gastos na oficina por possíveis problemas causados por tais impurezas.

Porém, é sempre válido lembrar que o uso de qualquer combustível aditivado não suspende em hipótese alguma a realização de revisão periódica a cada seis meses ou um ano, dependendo do uso e do veículo.

Etanol aditivado vale a pena? Onde encontra-lo?

Se o etanol aditivado é uma opção mais interessante? A resposta é: depende. Vale a pena abastecer o seu carro pela primeira vez com o etanol aditivado e ir testando os benefícios, sobretudo para aqueles que estão acostumados usar sempre gasolina comum (dotada de um conjunto de hidrocarbonetos, que se oxidam com o tempo e podem formar aquela “cera” capaz de entupir partes dos sistemas de alimentação do motor).

Todavia, você sabia que o etanol comum se aproxima da gasolina aditivada no quesito de limpeza dos bicos injetores num carro com motor flex? Caso o etanol seja de boa qualidade, ele é dotado de propriedades solventes que promove uma limpeza nos bicos, assim como acontece com a gasolina aditivada. No caso da gasolina comum, a vantagem do etanol acaba sendo ainda maior.

Deste modo, o etanol aditivado pode ser praticamente irrelevante dependendo do seu veículo e uso. Apenas para ressaltar, o etanol comum já não consegue formar resíduos na câmara de combustão, então o etanol “equipado” com aditivos é um tanto quanto desnecessário. Além disso, no caso da Shell, ela promete a redução de atrito com o uso de uma substância antifricção, mas é bastante provável que os resultados sejam praticamente imperceptíveis.

O etanol aditivado pode ser encontrado somente nos postos de combustível Shell por cerca de R$ 0,10 a mais que o etanol comum. As empresas Petrobrás e Ipiranga, pelo menos até o momento, não demonstraram interesse em oferecer algum combustível deste mesmo tipo.

Há uma economia de combustível com o etanol aditivado?

Embora seja mínima, há sim uma redução no combustível quando o carro passa a “beber” etanol aditivado. Como em qualquer combustível aditivado, a empresa responsável precisa elaborar um relatório a ser entregue a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), deixando clara os benefícios ao motor do carro. Neste caso, de acordo com estudos, há uma economia de combustível de cerca de 3% em relação ao etanol convencional.

No entanto, a empresa deixa claro que esta diferença depende bastante do estilo de condução do motorista e a situação de cada veículo em termos de manutenção.

Etanol aditivado ou gasolina aditivada: qual é melhor?

Como já citamos, o etanol aditivado e a gasolina aditivada seguem praticamente a mesma linha. O primeiro conta com uma substância que reduz a fricção entre as partes móveis do motor que possuem algum tipo de contato com o combustível e ainda promete eliminar as impurezas no sistema de alimentação.

Já o segundo combustível, assim como a gasolina comum, é dotado de 25% de etanol anidro em sua mistura, mas com direito a aditivos químicos que auxiliam na limpeza do motor, como detergentes e dispersantes, também igual ao etanol nesta mesma versão.

Porém, falando da versão aditivada, desconsiderando as propriedades dos combustíveis em si, o etanol aditivado pode ser ligeiramente mais benéfico por prometer reduzir o atrito de alguns componentes internos do motor, algo que a gasolina aditivada não consegue promover (pelo menos na teoria). Por outro lado, o etanol comum acaba sendo equivalente à gasolina aditivada em relação à capacidade de limpar o motor. Logo, para o seu bolso, o próprio etanol comum pode ser mais vantajoso.

Mas vale sempre fazer uma análise para saber a relação entre o valor gasto e a autonomia do seu carro com gasolina comum, gasolina aditivada e etanol comum, visto que em alguns modelos a gasolina pode ser mais interessante.

Fonte: Notícias Automotivas – 05/06/2018

 

Veja também