Notícias

Etanol/CEPEA: apesar das recentes altas, preços médios desta safra são menores que os da anterior

02 de Março de 2021

Notícias

Mesmo com as fortes altas registradas neste início de ano, especialmente em fevereiro, o preço médio dos etanóis anidro e hidratado nesta parcial da safra 2020/21 ainda está 1,5% menor na comparação com o do mesmo período da temporada anterior (2019/20).

Os números consideram as médias dos Indicadores CEPEA/ESALQ mensais dos etanóis anidro e hidratado entre abril/20 e fevereiro/21, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-M de fevereiro/21). Segundo agentes consultados pelo Cepea, a volta gradual da demanda neste início de ano, mesmo em um cenário de pandemia, e o período de entressafra com estoques menores têm elevado os preços.

As cotações do etanol hidratado subiram em todas as semanas de janeiro e fevereiro. Em fevereiro, a média das semanas cheias do Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado foi de R$ 2,4041/litro, avanço de 14,9% na comparação com as semanas de janeiro. Para o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro, considerando-se somente o mercado spot, o aumento foi de 10%, para a média de R$ 2,6553/litro.

Quanto ao volume mensal de hidratado comercializado em fevereiro, o Cepea registrou volume semelhante ao de janeiro. Porém, no acumulado da safra (de abril/20 a fevereiro/21), observa-se forte queda de 26%, mais de 1,3 bilhão de litros a menos.

 

Fonte: Cepea – 02/03

Veja também