Notícias

Etanol é trunfo do Brasil, diz presidente da FCA para a América Latina

26 de Junho de 2018

Notícias

O desenvolvimento de carros híbridos e elétricos será uma das apostas da FCA nos próximos anos. Por isso, esse projeto vai levar 9 bilhões de euros do novo plano de negócios da montadora.

Não se sabe, porém, quanto disso vai chegar para o Brasil. É que, para Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, o Brasil já tem um elemento fundamental no processo de redução dos gases poluentes: o etanol.

“Ninguém tem um etanol tão eficiente quanto o Brasil e ninguém tem uma indústria mais preparada para absorver isso do que o Brasil. Afinal, o etanol da cana-de-açúcar é o mais eficiente do mundo”, afirmou o novo presidente da FCA para a América Latina, dizendo até que, com o uso consciente deste biocombustível em pelo menos 30% da frota nacional, o País pode ser tão virtuoso quanto àqueles que se preparam para ter uma frota e uma indústria eletrificada.

“Com o tipo de inovação de powertrain que queremos implementar, que aumenta a eficiência da combustão do etanol, a ponto de chegar muito perto do que acontece com outros combustíveis, podemos ser tão ‘ecofriendly’ quanto as frotas híbridas ou eletrificadas de outros países”, afirmou Filosa, lembrando, porém, que o desenvolvimento desses novos produtos de combustão depende de políticas públicas.

 “A premissa é que o Rota 2030 permite à indústria brasileira desenvolver uma linha de produtos que se fundamenta no etanol, do plantio ao tubo de escapamento”, pontuou.

Por conta dessa presença do etanol, Filosa concluiu que outras regiões precisam mais dos 9 bilhões de euros destinados ao desenvolvimento de carros sustentáveis. Mas ele afirmou também que a Jeep será a marca do grupo que mais será eletrificada. Por isso, fica a expectativa de que parte desse orçamento respingue em Pernambuco.

Antônio Filosa, anunciou, também, um investimento de R$ 14 bilhões para a região, previsto no plano industrial da empresa para os próximos cinco anos. O grupo vai apostar no lançamento de ao menos 25 produtos durante o período e investirá no desenvolvendo do etanol.

Segundo o executivo, o plano industrial para o Brasil foi montado com a premissa da aprovação da Rota 2030, regime automotivo que deve substituir o "Inovar-Auto", e que prevê benefícios, como incentivos fiscais, a fabricantes que alcançarem metas de eficiência energética e de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

"Claramente, estou apaixonado pelo etanol", confessou o executivo, em uma coletiva de imprensa em São Paulo. "Ninguém no mundo entende mais de etanol que o Brasil", completou, argumentando que um desenvolvimento desse combustível geraria um efeito positivo em cadeia para vários setores econômicos do país.

Além do etanol, a FCA investirá em aperfeiçoamento tecnológico de suas fábricas atuais - o grupo não pretende abrir novas plantas no Brasil - e no desenvolvimento de novos produtos.

"Fábrica nova é o que menos precisamos, pois temos a melhor capacidade instalada. Vamos gastar para aumentar o nível tecnológico das fábricas e em inovação", disse.

Para os próximos cinco anos, a FCA pretende lançar 15 novos produtos da Fiat na América Latina, entre eles três SUVs. Para a Jeep, o grupo deve lançar 10 produtos, incluindo a primeira SUV superluxo fabricada no Brasil. Com isso, a empresa espera obter um crescimento anual de 5% no período.

Fonte: Agência Ansa – 25/06/2018

Veja também