Notícias

Etanol: importação de anidro e oferta de hidratado derrubam preços

21 de Fevereiro de 2017

Notícias

A pesquisadora Carla Luciane dos Santos, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), atribuiu a forte queda dos preços do etanol nas usinas na semana passada à importação do anidro, para ser misturado à gasolina, e também ao aumento da oferta do hidratado por grandes companhias do setor que voltaram ao mercado.

A elevação da  oferta coincide com o período de entressafra de cana, quando o combustível não é produzido. O indicador do Cepea, divulgado na sexta-feira (17), apontou queda de 6,22% no preço médio do anidro e de 2,98% no do hidratado esta semana.

 De acordo com a pesquisadora, uma oferta grande de anidro vindo dos Estados Unidos chegou ao País durante a semana e pressionou o preço deste tipo de etanol. “As usinas compraram e ainda tinham etanol (da safra brasileira) nos tanques e isso aumentou muito a oferta. O preço esteve firme na segunda-feira, mas de terça-feira para frente cedeu bastante”, disse Carla.

 No caso do hidratado, grandes usinas voltaram ao mercado e aumentaram a oferta do produto com a expectativa de que a safra de cana-de-açúcar seja antecipada e que o volume de etanol cresça a partir de março. “Além disso, a demanda esteve pequena”, concluiu a pesquisadora.
 

(Fonte: Estadão Conteúdo – 20/2)

Veja também