Notícias

Etanol volta a registrar queda nos preços em março

29 de Março de 2019

Notícias

Apesar da expectativa de estoques mais baixos no Centro-Sul, os preços do etanol seguem uma tendência de queda. Segundo levantamento de preços feito pela DATAGRO Consultoria, em São Paulo, o preço do etanol hidratado acumula uma queda de 5,7% nos últimos sete dias. O anidro também segue em baixa, com recuo de 5,2%.

Em um momento onde as usinas buscam fazer caixa, elas têm mantido as vendas de etanol em um ritmo elevado neste mês. Na primeira quinzena de março, a comercialização de hidratado alcançou 824.116 m³, alta de 23,5% na comparação com mesmo período do ano passado. Esse cenário é reflexo do repasse no aumento do preço da gasolina na refinaria para o consumidor.

No tocante aos preços, as quedas têm ocorrido apesar da perspectiva de estoques mais enxutos no começo de abril na região Centro-Sul, fruto do consumo que ainda segue aquecido nas bombas. A queda no mercado vem após um momento favorável em fevereiro, quando as cotações começaram a reagir com o mercado observando uma entressafra maior que o inicialmente esperado.

No entanto, segundo a DATAGRO, a tendência é de que o mercado de etanol siga pressionado nos próximos dias, especialmente à medida em que as condições climáticas gradualmente fiquem mais favoráveis às operações de colheita da cana.

Datagro - 28/03/19

Veja também