Notícias

Ex-Banco Votorantim vira presidente da Copersucar

04 de Dezembro de 2018

Notícias

O executivo João Roberto Teixeira, que liderou o Banco Votorantim entre 2011 e 2016, assumiu ontem a presidência da Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, que registrou receita líquida de R$ 28,6 bilhões na última safra (2017/18). Após um processo conduzido via headhunter, Teixeira foi escolhido para substituir Paulo Roberto de Souza e tem a missão de dar continuidade aos planos de investimento e crescimento da companhia.

Segundo Luís Roberto Pogetti, presidente do conselho de administração da Copersucar, Souza já havia manifestado interesse em deixar o comando da Copersucar por motivo pessoal.

"Nada muda na companhia" com a troca de comando, disse Pogetti. "Tudo o que estava planejado será feito", garantiu.

Souza permanecerá no comitê de estratégia da Copersucar e nos conselhos das empresas nas quais ela tem participação, como o Terminal de Combustíveis de Etanol de Paulínia (joint venture da Copersucar com a BP Biocombustíveis), na Alvean, trading de açúcar na qual a companhia é sócia da Cargill, na Eco-Energy, empresa de comercialização de etanol nos Estados Unidos, e na Logum, que gere o etanolduto. Na Logum, Souza será o presidente do conselho de administração.

Sob a gestão de Paulo Roberto de Souza, a Copersucar avançou em seu processo de profissionalização e internacionalização com a aquisição e expansão da Eco-Energy e na parceria com a Cargill na Alvean, que se tornou a maior trading de açúcar do mundo.

Pogetti disse ainda que a companhia está "esperançosa" com o cenário para a economia brasileira após as eleições presidenciais. "É um momento de transição, mas estamos esperançosos de que vamos ter condições de tomar decisões de investimento a partir do ano que vem", disse. "Temos que esperar se vai se consolidar um horizonte mais positivo para o Brasil", acrescentou.

Valor Econômico - 04/12/2018

Veja também