Notícias

(Exclusiva) A aposta no momento é o etanol, diz Edilson Pacheco da FCA

30 de Agosto de 2019

Notícias

O Portal SIAMIG conversou com o Edilson Pereira Pacheco, da área de Segurança do Veículo e Conformidade Regulatória da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) por ocasião da realização do MegaCana Tech Show, em Uberaba. Ele falou dos planos da Fiat para o etanol e o futuro da indústria automobilística no Brasil.

 

Portal SIAMIG – Qual a aposta no momento da FCA no Brasil?

EDILSON PEREIRA PACHECO - Estamos apostando no etanol de alta eficiência e na renovabilidade deste combustível. O etanol gera um benefício no conceito do poço a roda e se melhorarmos sua eficiência em relação a gasolina teremos um motor a combustão com muito tempo de vida.

Portal SIAMIG - Essa eficiência já está sendo trabalhada?

EPP - Hoje a diferença de energia entre os dois combustíveis é de cerca de 30% e queremos aumentar a eficiência do etanol. Mas iremos melhorar o motor do carro de modo geral para que os combustíveis possam ter um melhor rendimento e beneficie o consumidor.

Portal SIAMIG – O Rota 2030 pode ajudar neste sentido?

EPP - Estamos trabalhando em toda frota flex, que domina hoje 85% do mercado nacional de veículos leves. O Rota 2030 colocou uma série de obrigações de eficiência, segurança e sustentabilidade para os fabricantes de veículos, ao mesmo tempo em que oferece benefícios tributários. A  primeira movimentação neste sentido ocorreu em relação ao IPI dos veículos híbridos e elétricos com uma revisão em relação aos veículos elétricos em novembro do ano passado, que tirou o Brasil de um patamar de IPI de 25% com a diminuição da alíquota, acompanhando o que já existe nos outros mercados onde praticamente não se paga impostos para produção deste veículo. Houve também uma categorização por peso e consumo e, em função disso, o valor do IPI já reduziu bastante. Outra movimentação foi o incentivo dado também aos veículos flex e híbridos para aumento da eficiência do motor e redução do consumo. Se a relação do etanol com a gasolina, por exemplo, for superior a 69,3% já se terá um benefício, caso essa relação seja superior a esse percentual o incentivo é maior ainda.  Incentivos o governo já deu, estamos agora trabalhando para ultrapassar os desafios colocados.

Portal SIAMIG - A Fiat pensa também na produção do carro híbrido?

EPP - Isto está na rota do etanol, vai depender do tempo que será demandado.

 

 

Portal SIAMIG - A FCA pensa em investir em carros elétricos no Brasil?

EPP - A FCA já está investindo em carros elétricos para mercados da Europa, Estados Unidos e a China, para o Brasil é uma questão de competitividade e demanda de mercado, se existir a necessidade de trazer um veículo híbrido ou elétrico para o mercado brasileiro, nós o faremos.

Portal SIAMIG - O que o senhor pensa para o futuro da indústria automobilística?

EPP - Se for pensar daqui a 50 anos acredito que o carro elétrico será o protagonista e logo após o carro movido a célula de combustível. Os dois já estão na rota do grupo, se existir a demanda para o movido a célula de combustível, com certeza será estudado.

Veja também