Notícias

(Exclusiva) Cana deveria servir de exemplo para outras culturas

19 de Março de 2019

Notícias

O coordenador de Culturas da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG), Sérgio Regina destacou, ontem (18), a importância da cultura da cana-de-açúcar em reunião realizada com o setor em Belo Horizonte.

Da esquerda para a direita: Sérgio Regina, Péricles, Gustavo, Leonardo Kalil da EMATER e o presidente da SIAMIG Mário Campos

Sérgio Regina disse que a cana é uma plana notável e deveria servir de exemplo para muitas outras culturas. Ela gera alimento e energia, além de ter uma função social e ambiental muito grande. “É uma das poucas culturas que protege bastante o solo, com a palhada, permite que se tenha uma maior infiltração de água, alimentando o lençol freático e as nascentes”, afirmou.

O coordenador técnico da Emater-MG destacou que quando a cidade de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, abandonou a cultura da cana, algumas propriedades que introduziram somente pastagens tiveram dificuldades hídricas e suas nascentes começaram a secar.  “Com o retorno da cana, os cursos de água foram alimentados novamente”, afirmou.

Sérgio Regina destacou, também, que a cana é um exemplo para o manejo integrado de pragas e doenças, já que utiliza muito o controle biológico, como a cotesia, uma vespa que controla a broca da cana, aplicada em extensas áreas. “O milho, a soja e o feijão tinham que utilizar mais o controle biológico, e neste sentido a cana sai na frente, com uma tecnologia eficaz, barata e com zero dano ambiental”, afirmou.

Fonte: Gerência Comunicação SIAMIG – 19/3

Veja também