Notícias

Fernando de Noronha proibirá carros a combustão

10 de Junho de 2019

Notícias

O arquipélago de Fernando de Noronha deverá ser primeiro local do Brasil a proibir carros a combustão. A medida faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, divulgado na última semana.

A partir de 2022, não será mais permitida a entrada de carros com motores a gasolina, flexível ou a diesel no arquipélago. E, a partir de 2030, esse tipo de veículo, que emite gás carbônico na atmosfera, será retirado da ilha.

O decreto do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi publicado neste sábado (8) no Diário Oficial. Agora, será enviado para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado.

Apesar do veto do carro com motor a combustão, ele não será aplicado a outros tipos de meios de transporte em Fernando de Noronha. Esse grupo inclui embarcações, aeronaves e tratores.

Também serão permitidos veículos a combustão usados para serviços como arrastar maquinaria ou executar trabalhos de construção, entre outros.

No sábado, Noronha também expediu licença para entrada de 130 novos veículos na ilha. Hoje, não são permitidos carros extras, apenas troca dos que já rodam no local.

No entanto, todos esses 130 novos veículos terão de ser ecologicamente corretos.

Renault em Fernando de Noronha

O veto ao carro que emite gás carbônico significa que a frota de Fernando de Noronha será substituída por modelos elétricos. Por isso, a Renault fechou um acordo com a administração do arquipélago para fornecer alguns carros a eletricidade.

Em cerimônia realizada também no sábado, em Fernando de Noronha, a empresa francesa entregou seis automóveis. São três Zoe, dois Twizy e um Kangoo elétrico.

Desses, apenas o Zoe está à venda para o consumidor final no mercado brasileiro.

Carros elétricos no Brasil

Além do Zoe, que tem preço sugerido de R$ 149.990, haverá outros modelos elétricos no Brasil até o fim de 2019. A BMW, por exemplo, planeja o lançamento do novo i3.

Já a Chevrolet começará a vender o Bolt, cujo preço oficial ainda não foi divulgado. O Leaf, da Nissan, é o carro elétrico mais vendido do mundo e está chegando às lojas do Brasil. Custa R$ 178.400.

Até o fim do ano, vai chegar às concessionárias do País o e-tron, primeiro carro elétrico da Audi.

Adeus ao carro a combustão

Na Europa, diversos países já anunciaram planos de proibir o carro a combustão. Na Noruega, isso está previsto para ocorrer em 2025.

O país nórdico, aliás, teve mais carros elétricos vendidos em 2018 do que modelos a combustão.

Na França, a venda de modelos a gasolina ou diesel será proibida em 2040. No mesmo ano, está previsto o fim do carro a combustão na Inglaterra.

Jornal do Carro - 09/06/2019

Veja também