Notícias

Fiat Chrysler e Peugeot assinam fusão e criam 4ª maior montadora do mundo

18 de Dezembro de 2019

Notícias

As montadoras Fiat Chrysler e PSA Peugeot assinaram um acordo vinculativo para avançarem com a fusão de US$ 50 bilhões e criarem a quarta maior montadora do mundo com escala para confrontar os desafios de regulações mais duras para emissões de gases e da transição para novas tecnologias no setor.

Em comunicado conjunto, o novo grupo será liderado pelo executivo-chefe da PSA, Carlo Tavares, com o presidente do conselho da Fiat Chrysler, John Elkann, na direção do conselho da companhia unida. O nome da nova empresa ainda não foi decidido.

O acordo, revelado em outubro, foi anunciado como uma fusão de 50%-50%, mas a PSA vai ter um assento extra no conselho. Além disso, com Tavares à frente do novo grupo, a fabricante francesa fica com a gestão diária do negócio.

Tavares disse que tanto o governo francês como os sindicatos apoiaram o acordo desde o início. A expectativa é de que a operação esteja concluída dentro de 12 a 15 meses e dará corpo a uma empresa com receitas de quase 170 bilhões de euros e com produção de 8,7 milhões de carros por ano – atrás apenas da Toyota, Volkswagen e da aliança Renault-Nissan.

A fusão deve gerar 3,7 bilhões de euros em economia anual, que serão investidos em uma “nova era de mobilidade sustentável” e para atender às novas regras de emissões, particularmente na Europa.

A companhia será sediada nos Países Baixos e com ações em Paris, Milão e Nova York.

Fonte: Valor Econômico - 18/12/2019

Veja também