Notícias

FIEMG divulga Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais

21 de Agosto de 2018

Notícias

Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI – cresceu 3,6 pontos, saindo de 47,1 pontos em julho para 50,7 pontos em agosto. O indicador ultrapassou os 50 pontos – valor que separa confiança da falta de confiança – após dois meses de contração e de resultados abaixo desse patamar. Contudo, o índice ainda ficou distante do nível em que encontrava-se em maio (54,2 pontos), antes da greve dos caminhoneiros. 

Os empresários mineiros de todos os portes de indústria (pequena, média e grande) seguem pessimistas com as condições atuais de negócios. Embora o índice de condições atuais, um dos componentes do ICEI, tenha subido de 42,0 pontos em julho para 45,7 pontos em agosto, permaneceu abaixo de 50 pontos pelo quinto mês seguido e acumula queda de 6,2 pontos em 2018. 

O indicador de expectativas, outro componente do ICEI, cresceu 3,6 pontos entre julho (49,6 pontos) e agosto (53,2 pontos), evidenciando perspectivas positivas dos empresários para os próximos seis meses. Vale destacar, entretanto, que o indicador acumula recuo de 5,5 pontos no ano. 

O ICEI MG do mês de agosto revela que os empresários de Minas Gerais de todos os portes de empresas estão pessimistas com a economia brasileira e mineira. Tal percepção implica na retração de investimentos, impondo grandes desafios ao processo de retomada da indústria mineira. 

O ICEI nacional aumentou 3,1 pontos frente a julho, e marcou 53,3 pontos em agosto. Entre as regiões geográficas do país, os empresários da região Sudeste (50,6 pontos) estão menos confiantes em comparação com os empresários das demais regiões. O maior nível de confiança foi registrado na região Norte (54,9 pontos), seguido das regiões Centro-oeste (54,7 pontos), Nordeste (54,4 pontos) e Sul (53,9 pontos).

Confira a íntegra da pesquisa

Fonte: FIEMG – 20/08/2018

Veja também