Notícias

Fiemg lança em Uberaba programa de reaproveitamento de recursos

25 de Outubro de 2018

Notícias


Evento de lançamento do programa Economia Circular aconteceu na manhã de ontem na sede da Fiemg

A Fiemg Regional Vale do Rio Grande lançou o programa Economia Circular. O evento de lançamento foi realizado ontem e contou com a presença de autoridades locais e estaduais. Uberaba é o segundo município mineiro onde o programa é desenvolvido. O primeiro foi Sete Lagoas. 

O programa Economia Circular surgiu das dificuldades que as indústrias possuem em proporcionar a destinação mais nobre de resíduos, efluentes ou até mesmo outros recursos que as empresas possuem, mas que naquele momento não têm viabilidade econômica sobre eles. Portanto, a essência do programa é aproveitar ao máximo estes recursos, interagindo de forma colaborativa entre as indústrias próximas. Segundo o analista ambiental do Sistema Fiemg, Guilherme Damatta, em Sete Lagoas o programa gerou resultados significativos, econômicos e ambientais.

Antes do lançamento oficial houve mobilização junto às indústrias, e 19 empresas de Uberaba já estão inseridas. “Agora vamos realizar a capacitação, identificar os recursos de cada indústria e avaliar a quantidade e qualidade destes recursos subutilizados para propor negócios coletivos entre eles, com isso haverá redução de custos operacionais e ganhos ambientais”, explica Guilherme, destacando que não há limite de empresas e as interessadas podem entrar em contato com a regional Fiemg.

Por sua vez, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, disse que o programa já é um sucesso por ser moderno, traz o conceito de reutilização dos materiais, com isso preserva o meio ambiente e transforma os recursos das empresas, além de melhorar a economia e aumentar a empregabilidade. “Um produto que seria descartado passa a ter valor”, destaca o presidente.

O prefeito Paulo Piau também participou do lançamento e, de acordo com ele, o conceito da economia circular, o diálogo maior entre as empresas é como se fosse uma roda de negócios, uma vez que uma indústria pode ter um produto ou serviço disponível que pode ser repassado a outra que precisa. Além disso, ele destaca que o fato de Uberaba ter sido escolhida pela Fiemg como a segunda cidade a ser desenvolvido o programa é um bom sinal, significa que o terreno está fértil.

Fonte: Jornal da Manhã – 25/10

Veja também