Notícias

Fila de navios para embarcar açúcar no Brasil cai quase 50% em novembro

01 de Dezembro de 2017

Notícias

O total de navios previstos para embarcar açúcar nos portos brasileiros diminuiu 49 por cento ao longo de novembro, segundo dados da agência marítima Williams Brazil, refletindo a menor disponibilidade do produto, já que a safra de cana no centro-sul do país está praticamente no fim.

Na semana encerrada em 29 de novembro, eram 23 embarcações já ancoradas, ao largo esperando atracação ou que devem chegar nos próximos dias.

A quantidade é inferior às 31 observadas na semana imediatamente anterior e quase 50 por cento abaixo das 45 reportadas pela agência marítima no fim de outubro.

Essa retração é natural no fim do ano, com as usinas encerrando os trabalhos de colheita de cana. Além disso, nos últimos meses houve maior preferência das empresas pela produção de etanol.

O biocombustível passou a ser mais atrativo a partir de agosto, na esteira de altas tributárias maiores para a gasolina, concorrente direto do hidratado. Como consequência, na primeira quinzena de novembro a fabricação de álcool avançou mais de 15 por cento, enquanto a de açúcar recuou 8 por cento.

Segundo a Williams, os 23 navios devem embarcar 812,18 mil toneladas do adoçante pelo portos do Brasil, maior produtor e exportador da commodity, até meados do mês de dezembro.

Desse total, 584,85 mil toneladas, ou 72 por cento, serão escoadas pelo Porto de Santos, a principal porta de saída do açúcar brasileiro.

Outras 170,13 mil toneladas (21 por cento) serão exportadas por Paranaguá, enquanto 30 mil (4 por cento) e 27,20 mil (3 por cento) por Maceió e Recife, respectivamente.

A maior quantidade de açúcar a ser exportado é do tipo VHP, açúcar bruto de alta polarização, com 732,48 mil toneladas. Há ainda 6,86 mil toneladas de VHP ensacado. Os embarques do refinado A-45 e do cristal B-150, embarcados ensacados, somam 27,20 mil e 52,50 mil toneladas, respectivamente.

(Fonte: Reuters – 30/11/17)

Veja também