Notícias

Forum Nacional Sucroenergético celebra linha permanente para o Prorenova

07 de Junho de 2017

Notícias

Os representantes do Fórum Nacional Sucroenergético participaram hoje do lançamento do Plano Safra Agrícola e Pecuário 2017/18, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da agricultura, Blairo Maggi.

O plano traz uma mudança significativa para o setor sucroenergético, ao acatar uma antiga reivindicação de tornar permanente a linha do Prorenova -  Programa de apoio à renovação e implantação de novos canaviais. O governo anunciou uma linha favorecida de R$ 1,5 bilhão.

A cada ano safra, o setor sucroenergético tinha que negociar com o governo o montante e a forma de financiamento para o Prorenova. Porém, a partir dessa safra, e com a vitória das negociações lideradas pelo Forum Nacional Sucroenergético, o governo tornou a linha permanente, operada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

O custo na modalidade favorecida será de TJLP (Taxas de juros de longo prazo) mais 3,7% ao ano, com 18 meses de carência e 6 anos para pagamento.

Pela primeira vez, também, o anúncio do plano safra citou todas as cadeias produtivas do agronegócio nacional. O Ministro Blairo Maggi citou que o agro movimenta cerca de 1,2 bilhão de toneladas de produtos por ano.

Nesse sentido, ganha destaque o setor sucroenergético nacional, com uma produção anual de cana-de-açúcar de 650 milhões de toneladas, mais da metade da soma de todo o agro brasileiro.

De acordo com o Fórum Nacional Sucroenergético, as medidas anunciadas hoje são um avanço para o setor e demonstram um melhor cenário de relacionamento com o governo federal, que também discute a implementação de um grande programa de bicombustíveis chamado RenovaBio.

Ao todo, o plano safra 17/18 irá liberar R$ 190,25 bilhões, destinados ao médio e grande produtor, a partir de julho deste ano.

(Fonte: Forum Nacional Sucroenergetico - 7/6/2017)

Veja também