Notícias

Funcionários da Agropéu recebem vacina contra a febre amarela

23 de Fevereiro de 2017

Notícias

 

Os funcionários do campo da Agropéu estão recebendo a vacina contra a febre amarela. A ação é realizada pelo setor de Medicina do Trabalho e a Prefeitura de Pompéu, através Programa de Saúde da Família Rural (PSF), com a imunização de cerca de 300 funcionários.

A vacinação dos colaboradores do campo está sendo realizada seguindo critérios recomendados pela Superintendência Regional de Saúde por serem prioridade na campanha, como medida preventiva.

Os demais funcionários da Agropéu devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, munidos do cartão de vacina, e verificar se já está imune da febre amarela, uma vez que tenha tomado duas doses da vacina já se encontra imunizado.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências.

Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Agropéu – 23/2)

Veja também