Notícias

Gerdau implanta piloto do Inova Solar no Norte de MG

17 de Abril de 2017

Notícias

Falar do Norte de Minas é falar também de calor. E, aproveitando essa característica climática, a Gerdau implantou, na sua unidade comercial de Montes Claros, na região, o projeto-piloto do Inova Solar, programa de geração de energia limpa. O objetivo é produzir energia suficiente para manter a unidade e ainda gerar excedente, que pode ser usado como crédito, levando à redução de custos. Foram investidos R$ 56 mil no projeto, que está funcionando desde março e contou com a instalação de placas de captação de energia solar.

Diretor de Matérias-primas, Suprimentos e Energia da Gerdau, Fernando Pessanha explica que o grupo siderúrgico tem várias unidades de distribuição. Os galpões onde são comercializados produtos da empresa estão instalados próximos ao mercado consumidor. Entre essas unidades está a Comercial Gerdau Montes Claros, escolhida para o projeto Inova Solar por estar em região de alta incidência solar. A intenção é expandir o projeto, tornando as unidades comerciais autossustentáveis em energia.

Segundo Pessanha, ainda não há definição sobre quais outras unidades poderão receber as placas solares. “Pela nossa metodologia, primeiro implantamos o projeto-piloto. Agora, estamos na fase de observação e checagem. Depois, vamos decidir sobre expansão”, explicou.

A assessoria de imprensa do grupo siderúrgico informou que há intenção de expandir o projeto inicialmente para as unidades de Minas Gerais e, em futuro próximo, para outras do Brasil, de acordo com as condições de infraestrutura locais e atratividade da tarifa.

Ainda de acordo com a assessoria, o consumo de unidades comerciais é pequeno frente às grandes plantas industriais. O consumo é da ordem 1.400kWh/mês. No caso da Comercial Gerdau Montes Claros, a tarifa de baixa tensão da concessionária local é de aproximadamente 0,530 R$/kWh, variando de acordo com as bandeiras tarifárias.

Como a geração de energia na unidade de Montes Claros é cerca de 8% superior à necessária na unidade, o excedente passa a ser redistribuído para a concessionária local. A Gerdau recebe o retorno em crédito para utilizar em outras plantas.

Segundo Pessanha, o aprendizado em energia solar ajuda a empresa a desenvolver novos aços aplicáveis a esse setor, que é uma frente para novos projetos no Brasil nos próximos anos. Ainda de acordo com o diretor, a implantação de projetos semelhantes nas unidades industriais dependeria de outras análises.

Maior recicladora - A Gerdau, segundo a assessoria de imprensa do órgão, conta com cerca de 40% de autossuficiência baseada em geração hidrelétrica e reaproveitamento dos gases do processo siderúrgico em Ouro Branco, região Central de Minas. A siderúrgica é a maior recicladora das Américas e, todos os anos, transforma cerca de 14 milhões de toneladas de sucata ferrosa em novos produtos de aço. Com esse processo, há redução do uso de energia necessária no processo de produção.

O grupo siderúrgico é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. As vendas totais de aço do grupo chegaram a 15,5 milhões de toneladas em 2016.

(Fonte: Diário do Comércio – 14/04/17)

Veja também