Notícias

Governo estuda retirar taxação sobre etanol importado dos EUA, diz ministro

17 de Janeiro de 2018

Notícias

O governo federal estuda retirar uma taxação sobre etanol importado dos Estados Unidos, após uma forte alteração de preços da gasolina --grande concorrente do álcool nas bombas-- no Brasil, afirmou nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Atualmente, o Brasil tem uma taxa de 20 por cento sobre o etanol importado dos EUA após o volume de 1,6 bilhão de litros por ano.

Segundo Maggi, um estudo com esse objetivo foi encomendado ao secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva.

"Os preços da gasolina mudaram muito no Brasil... como os preços do etanol são atrelados à gasolina, me parece que não faz muito sentido a proteção que colocamos lá atrás", disse o ministro a jornalistas, durante evento sobre o resultado da balança comercial do agronegócio brasileiro em 2017.

Maggi pontuou ainda que há por parte dos EUA uma grande reivindicação da retirada da taxação.

Nesse sentido, ele indicou que o país poderia aproveitar a medida para tentar negociar alguma solução para a suspensão pelos EUA de importações de carne do Brasil, iniciada após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

"Estamos com esse problema da carne. Obviamente uma coisa interfere e contamina a outra", afirmou.

O ministro disse ainda que, se houver uma conclusão de que a taxa pode ser retirada, ele poderia levar o assunto à Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do governo.

"Se chegarmos à conclusão de que... pode ser retirada (a taxa), não terei nenhuma dificuldade de levar à Camex", disse.

Fonte: Reuters – 16/01/2018

Veja também