Notícias

Governo garante abastecimento do país

27 de Maio de 2020

Notícias

O Brasil continua com abastecimento de alimentos garantido em meio à pandemia de coronavírus, disse ontem a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acrescentando que o País manteve todos os contratos comerciais com o exterior durante a crise.

Em entrevista coletiva do governo, Tereza ressaltou que, desde o primeiro momento da pandemia, o Ministério da Agricultura trabalha para garantir o abastecimento do País, citando a grande safra de verão e a logística “absolutamente normalizada”, além do funcionamento dos portos no Brasil.

“Temos tido sucesso com isso. Além do abastecimento dos 212 milhões de brasileiros, também temos conseguido cumprir a nossa missão de provedores de alimentos do mundo”, afirmou a ministra.

O posicionamento foi reforçado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, no mesmo evento. “Estamos com a logística funcionando no Brasil inteiro. Os ativos estão operando dentro da normalidade. O setor do agro funcionou bem, tivemos safra recorde.

Isso está sendo importante para manter nosso fluxo de exportações nesse período de crise”, disse o ministro.

“Não está havendo desabastecimento, estamos conseguindo superar a crise com as prateleiras abastecidas”.

As afirmações foram feitas quando o Brasil se torna o segundo maior foco da doença no mundo, atrás dos EUA, o que gera preocupações de alguns participantes do mercado.

Contudo, o Brasil tem exportado volumes expressivos de soja e carnes, registrando marcas históricas, com países como a China garantindo ofertas.

Na mesma ocasião, a ministra da Agricultura mencionou que a segurança dos trabalhadores de frigoríficos é um “assunto delicado”, uma vez que os funcionários das plantas de processamento de carne trabalham em aglomeração.

Ela disse que atualmente há duas unidades fechadas por causa do coronavírus no País, uma em Pernambuco e outra em Santa Catarina – esta, segundo ela, deve ser reaberta até o final desta semana.

“Eles (frigoríficos) estão funcionando satisfatoriamente, fazendo com que a produção de proteína animal no Brasil esteja funcionando perfeitamente”, afirmou. (Reuters)

 

Fonte: Diário do Comércio – 27/05

 

Veja também