Notícias

Greve deve parar 220 usinas no Centro-Sul

29 de Maio de 2018

Notícias

O Fórum Nacional Sucroenergético informa que pelo menos 220 usinas dos estados produtores do Centro-Sul estão com a produção parada por causa da greve dos caminhoneiros. Caso o problema persista, até a próxima quinta-feira todas as unidades produtoras desta região estarão com suas atividades interrompidas. O setor tem no Centro-Sul 340 unidades que empregam mais de 600 mil pessoas diretamente.

O motivo da paralisação é a falta de óleo diesel, utilizado na colheita, plantio e irrigação da cana-de-açúcar, e de outros insumos, principalmente produtos químicos como cal, ácido sulfúrico, entre outros. O Centro-Sul é responsável por 94 % da produção de etanol no País. A perda de receita estimada é de 300 milhões de reais. Nestes dias, as usinas estão deixando de produzir mais de 250 mil toneladas de açúcar e 300 milhões de litros de etanol. Estamos em plena safra e as distribuidoras não conseguem tirar os produtos para entrega nos postos para abastecimento.

Estão sendo feitas tratativas com os governos federal e estadual e com a ANP e o setor de distribuição visando encontrar medidas para amenizar o problema. Diante deste cenário, sem vender seus produtos, as usinas terão dificuldades em pagar salários, fornecedores e impostos, pois não há faturamento. Além do setor e da sociedade, os governos serão afetados com uma arrecadação de impostos menor. Além disso, as indústrias não terão bagaço para fazer a co-geração e com isso deixarão de colocar energia no sistema elétrico.

Fonte: Fórum Nacional Sucroenergético – 28/05/2018

Veja também