Notícias

Grupo alemão vai investir R$ 30 milhões em Uberlândia

03 de Fevereiro de 2017

Notícias

O grupo alemão ME-LE vai investir R$ 30 milhões na implantação de uma fábrica em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Com um escritório na cidade, a ME-LE realiza hoje atividades de engenharia para energias renováveis a partir de resíduos orgânicos, e começa agora estudo de implantação de uma usina de energia elétrica na cidade, que poderá utilizar como insumo o lixo urbano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia, Dilson Dalpiaz, a empresa terá mais 90 dias para dar continuidade aos estudos e depois dois anos para construir a unidade. Segundo ele, a escolha por Uberlândia se deu por uma série de fatores, entre os quais estão a infraestrutura básica oferecida pelo município e as facilidades de implantação.

“Ficamos satisfeitos em poder acolher uma empresa que tem princípios semelhantes ao da nossa gestão, de trabalhar de forma sustentável, com energia renovável e práticas construtivas. Estamos 100% disponíveis a avaliar e apoiar empreendimentos que possam somar às vocações do município”, disse.

Hoje, a ME-LE realiza atividades de engenharia de produção de biogás na cidade, a partir de resíduos orgânicos, basicamente estrume animal. Agora a empresa estuda a produção de energia a partir também de insumos como o lixo urbano, comercial e industrial coletados em Uberlândia e região. Depois disso, haverá a implantação de uma planta.

O anúncio oficial do investimento acontece hoje, com a presença de representantes da empresa, juntamente com o presidente da Regional Vale do Paranaíba da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Everton Magalhães Siqueira, e o prefeito da cidade.

O secretário ressaltou que a Fiemg Regional Vale do Paranaíba, apoiou todo o processo de facilitação para o início das atividades da empresa em Uberlândia, junto ao governo do Estado, colaborando para o desenvolvimento econômico e industrial da cidade.

Vale destacar que no último dia 31 foi assinado um acordo de cooperação entre o governo de Minas Gerais, a Fiemg e o estado alemão de Mecklenburg Vorpommern e representantes do setor industrial. Segundo Dalpiaz, um dos primeiros resultados desse acordo é justamente o anúncio do investimento em Uberlândia.

O objetivo do documento assinado entre Minas e o estado alemão é estreitar os laços entre os governos e desenvolver parcerias internacionais com vistas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, principalmente nos setores de produção de energia renovável, focado em matrizes eólicas, solares e bioenergéticas, além da gestão ecológica de resíduos sólidos. O acordo terá a vigência de dois anos.

(Diário do Comércio – 3/2)

Veja também