Notícias

Grupo Itaiquara pede recuperação judicial

15 de Outubro de 2019

Notícias

O grupo Itaiquara, que produz diversos alimentos para o varejo e possui duas usinas de açúcar, protocolou pedido de recuperação judicial no último sábado na Vara Única da Comarca de Caconde. A dívida da companhia, que possui uma usina em Tapiratiba (SP) e outra em Passos (MG), é de quase R$ 700 milhões. O grupo é defendido pelo escritório Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados.

Segundo levantamento da RPA Consultoria, com o pedido, o número de unidades industriais sucroalcooleiras que pediram recuperação judicial apenas neste ano sobe para 23.

Em comunicado assinado pelo João Guilherme Figueiredo Whitaker, mencionado pela consultoria, o grupo atribui a dificuldade da companhia ao agravamento da crise do setor sucroalcooleiro em 2018, “quando o preço do açúcar atingiu os menores preços em dez anos, comprometendo significativamente a margem de lucro e a situação de caixa das usinas e, consequentemente, do Grupo Itaiquara”.

Segundo o G1, a usina de Tapiratiba demitiu mais de 300 trabalhadores na semana passada. O portal da cidade de Guaxupé informou que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapiratiba, que representa os trabalhadores rurais da usina, acionou o Ministério Público do Trabalho para acompanhar o caso.

Fonte:  Valor Econômico – 14/10

Veja também