Notícias

IAC lança, em junho, duas novas variedades de cana

16 de Maio de 2017

Notícias

A obtenção de canaviais mais produtivostem sido uma das metas do IAC (Instituto Agronômico), por isso, agora em junho, o Instituto lança duas novas variedades de cana aIACSP01-3127 e a IACSP01-5503.

Segundo Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC, esses materiais são adequados à mecanização, seja de plantio ou colheita. “É essencial que os programas de melhoramento genético lancem variedades adaptadas a essa nova realidade, já que este é um caminho sem volta. Praticamente não existe colheita manual no Centro-Sul, sendo que o plantio também já é feito mecanizado pela maioria das usinas e produtores.”Além disso, são variedades com alta performance e período de utilização industrial (PUI) longo.”

Landel salienta que aIACSP01-3127 é uma cana que responde muito bem a manejos avançados e ambientes com utilização de resíduos orgânicos. “É uma cana de altíssimo potencial biológico, que deverá ser incluída ao plantel varietal moderno, contribuindo para um salto de produtividade nos canaviais.”

Já a IACSP01-5503 é um material bastante rústico, de alta performance em regiões mais secas. Uma cana que se adapta muito bem do começo ao fim de safra, com período útil de industrialização longo.

Com o lançamento, o IAC passa a contar com 24 materiais disponibilizados nos últimos 14 anos.

(Fonte: CanaOnline – 16/05/17)

Veja também