Notícias

Ignição por micro-ondas pode dar sobrevida a motor a combustão

18 de Dezembro de 2018

Notícias

Uma start-up alemã está trabalhando em um projeto que pode prolongar a vida dos motores de combustão interna. A MWI Microwave Ignition quer substituir as velas de ignição por pulsos de micro-ondas para queimar o combustível.

Com as micro-ondas, a queima ocorre numa temperatura mais baixa do que com a centelha tradicional. Isso tornaria os motores até 30% mais econômicos e os faria emitir até 80% menos poluentes.

Embora pareça algo de ficção científica, a empresa tem um importante investidor. Wendelin Wiedeking foi CEO da Porsche entre 1993 e 2009, e foi responsável por aprovar o projeto do primeiro Cayenne, o modelo que tirou a marca do vermelho no início dos anos 2000.

A invenção tem chamado atenção, já que pode representar uma sobrevida ao motor a combustão como conhecemos. Segundo a MWI, o novo sistema de ignição pode ser incorporado na arquitetura existente, e não demandaria um projeto de motor totalmente novo. A ignição por micro-ondas funciona tanto em motores a gasolina quanto a diesel.

Caso o sistema se mostre viável para produção em massa, também poderá frear o processo de eletrificação dos carros de passeio.

O Estado de S. Paulo – 18/12/2018

Veja também