Notícias

Importação ilimitada de etanol ameaça indústria brasileira do setor, diz ministro

27 de Julho de 2017

Notícias

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira, 26, que a importação ilimitada de etanol pode acabar com a indústria do produto no Brasil. “Os Estados Unidos estão muito agressivos. Eles são muito competitivos”, afirmou.

O Ministério da Agricultura defendeu nesta terça-feira, 25, em reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), uma proposta que permite a importação de até 500 mil toneladas do produto por ano, sem imposto de importação. Acima disso, seria aplicada uma alíquota de 20%. Não houve, porém, consenso porque os Ministérios das Fazenda e do Planejamento pediram para analisar melhor a proposta. A decisão, então, foi adiada por 30 dias.

Sem-terra

O ministro Blairo Maggi também disse que a propriedade de sua família invadida por sem-terra é produtiva, por isso, não cabe qualquer pretensão de desapropriação para fins de reforma agrária. “É uma ação política, que tem dia para começar e dia para terminar”, comentou.

Ele negou também que haja trabalho escravo na propriedade. “Se tivesse qualquer resquício disso, eu não estaria aqui”, afirmou. O ministro deu posse nesta quarta-feira a três novos diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): Lúcia Gatto, Cleber Oliveira Soares e Celso Luiz Moretti

(Agência Estado, 26/7/17)

Veja também