Notícias

Indústria automotiva tem melhor mês de vendas desde 2015, diz Anfavea

07 de Agosto de 2018

Notícias

As vendas de veículos no país em julho aumentaram 17,7%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, num total de 217,5 mil unidades, o que revela a continuidade da recuperação do setor automotivo. No acumulado de 2018, foram vendidos no mercado brasileiro 1,38 milhão de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, aumento de 14,9% em relação aos mesmo período anterior.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, o resultado de vendas em julho revelou o melhor mês desde 2015. “Isso mostra que estamos em recuperação”, destacou o executivo, que divulga esta manhã o desempenho do setor. A média diária de licenciamentos ficou em 9,8 mil unidades, o que é considerado satisfatório pela indústria.

A venda de caminhões em julho cresceu 45,3%, para um total de 6,59 mil unidades. “Isso indica a volta da atividade no país”, destacou.

Para Megale, a retomada do mercado interno tem ajudado a elevar os volumes de produção no setor. Em julho, a indústria automobilística manteve o ritmo de crescimento da produção. Foram produzidos 245,8 mil veículos, o que representou um aumento de 9,3% na comparação com igual período de 2017.

 No acumulado do ano, foram produzidos 1,68 milhão de veículos, elevação de 13%. No caso dos caminhões, a produção cresceu 35,4% no acumulado do ano na comparação com os primeiros sete meses de 2017.

Exportação

Num sinal da retração da demanda na Argentina, o volume de exportação de veículos caiu 21,7%, para 51,3 mil veículos, em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, foram exportadas 430,3 mil unidades, o que representou uma queda de 2,8% em relação a igual período de 2017.

O presidente da Anfavea destacou que o desempenho negativo deveu-se também à queda de demanda México, um dos dois maiores mercados externos para o setor, junto com Argentina.

Segundo ele, por conta, sobretudo, do aumento nas taxas de juros, as vendas mensais de veículos na Argentina caíram, em média, de 84 mil para 65 mil unidades. Mais da metade dos veículos vendidos no mercado argentino são produzidos no Brasil.

As exportações de veículos acumulam neste ano receita de US$ 7,8 bilhões, o que representa crescimento de 6,9% na comparação com igual período de 2017. Em julho a receita com vendas externas somou US$ 939 milhões, queda de 18,3% ante igual período do ano passado.

Emprego

A recuperação da indústria automobilística nos últimos meses continua a favorecer o nível de emprego no setor. As montadoras de veículos fecharam julho com 112,7 mil funcionários, o que representou alta de 4,1% na comparação com um ano atrás.

 Por outro lado, em julho, os fabricantes de veículos colocaram mais funcionários em sistema de “layoff” (suspensão temporária do contrato de trabalho). A quantidade de operários afastados das fábricas aumentou de 758 profissionais em junho para 826 um mês depois.

Fonte: Valor Econômico - 06/08/2018

Veja também