Notícias

Irlanda quer proibir carros a gasolina pelo bem do meio ambiente

18 de Junho de 2019

Notícias

As vidas dos irlandeses estão prestes a mudar drasticamente graças a uma nova política climática lançada hoje pelo governo local. Motoristas e empresas sentirão o peso dos aumentos de impostos, a menos que invistam ativamente em se tornarem sustentáveis. O governo pretende proibir carros a gasolina e diesel, introduzir novos regulamentos de edifícios e alterar o currículo escolar em uma tentativa de combater as mudanças climáticas.

O plano tem uma grande ênfase no setor de transportes. As propostas incluem a proibição de carros a gasolina e diesel nos centros das cidades de todo o país. Um esquema de sucateamento de carros está sendo considerado para o próximo ano em uma tentativa de promover veículos elétricos.

As principais propostas

Aumento de impostos para veículos a gasolina e diesel

Aumento de impostos para plásticos descartáveis

Dobrar o imposto sobre eletricidade nas empresas.

Proibição de carros movidos a gasolina e diesel nos centros das cidades

Proibição de caldeiras a gás e petróleo

Modernização das casas para sistemas sustentáveis será paga com o imposto predial

180 ações pelo meio ambiente

O primeiro-ministro Leo Varadkar disse que o governo quer "empurrar" pessoas e empresas para mudar seu comportamento a fim de combater as mudanças climáticas. Ele conta que o governo preferiu essa abordagem a uma abordagem "coercitiva", ao lançar o plano que descreveu como "chamado à ação na luta pela mudança do planeta".

Durante o lançamento do Plano de Ação Climática em Grangegorman, nesta segunda-feira (17), Varadkar disse que o governo estabeleceria um Comitê de Entrega de Ação Climática para supervisionar sua implementação.

O plano publicado nesta segunda define 180 ações para reduzir a dependência do país em carbono. Atualmente, 85% da energia consumida na Irlanda vem dos combustíveis fósseis.

Meta de carbono zero até 2050

O plano visa colocar o país em uma trajetória para atingir as nível zero de emissões de carbono até 2050. Para chegar lá, Varadkar contou que o país buscará reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 2% por ano, nos próximos dez anos.

Varadkar disse que o maior medo dos jovens é "que o mundo seja destruído em um apocalipse climático".

- Não precisa acontecer, não é inevitável, pode ser detido, ações podem ser tomadas.

Varadkar disse que os ministros irlandeses não apoiarão um plano para tornar as pessoas mais pobres ou menos seguras em seus empregos, e que o governo está "fazendo mudanças agora antes que seja tarde demais".

- Nossa abordagem não é coercitiva. É para incentivar as pessoas e as empresas a mudarem de comportamento.

O Globo - 17/06/2019

Veja também