Notícias

Leilão de energia A-6 tem edital aprovado; certame ocorrerá 18 de outubro

11 de Setembro de 2019

Notícias

 

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o edital do chamado leilão de energia A-6, que contratará novos projetos de geração para entrada em operação a partir de 2025.

O certame, que acontecerá em 18 de outubro, é aberto para participação de hidrelétricas, termelétricas a gás, carvão e biomassa e usinas eólicas e solares.

Os vencedores da licitação fecharão contratos para venda da produção futura a concessionárias de distribuição, que atendem os consumidores finais. Os prazos dos acordos serão de 30 anos no caso dos projetos hídricos, de 25 anos para as térmicas e 20 anos para os empreendimentos fotovoltaicos e eólicos.

A Aneel ainda divulgou nesta terça-feira os preços-teto da licitação, que serão de 285 reais por megawatt-hora para os novos empreendimentos hídricos e de 292 reais por MWh para as térmicas.

Para os projetos eólicos, o preço-teto será de 189 reais por MWh, enquanto para as usinas solares o valor será de 209 reais por MWh.

Há expectativa de que os preços tenham significativa queda durante a licitação devido à concorrência entre os investidores pelos contratos.

No ano passado, o leilão A-6 foi realizado em agosto e fechou a contratação de projetos que somam capacidade total de 2,1 gigawatt e deverão demandar investimentos de 7,7 bilhões de reais.

Fonte: Reuters – 10/09

Veja também