Notícias

Liberação de importação desagrada produtores de açúcar da Índia

11 de Abril de 2017

Notícias

A decisão da Índia de liberar a importação de 500 mil toneladas de açúcar, sem taxas, para elevar os estoques internos não agradou os produtores. Muitos deles estão pressionando o governo para desistir da ideia. "As importações baratas levarão ao desespero os agricultores já atingidos pelos problemas na safra de cana", disse o presidente de um grupo de produtores do país, Rakesh Tikait.

Ele afirmou que há estoques suficientes de açúcar da safra anterior. A importação livre de impostos vai ser permitida até 12 de junho, de acordo com a notificação do governo enviada ao parlamento. Atualmente, a taxa no país é de 40%, o que tem evitado as compras no exterior do alimento.

As lavouras de cana-de-açúcar em janeiro e fevereiro nos Estados de Maharashtra e Karnataka "acabaram ficando substancialmente abaixo do que estava previsto", disse a Associação das Usinas de Cana-de-Açúcar da Índia (Isma). A temporada do alimento no país vai de outubro a setembro.

A safra de açúcar no país, segunda maior depois do Brasil, deve ser de 22,5 milhões de toneladas neste ciclo. A estimativa é inferior aos 25,1 milhões de toneladas da temporada passada, segundo o Ministério de Agricultura do país. A Isma projeta uma produção menor, de 20,3 milhões de toneladas.

(Fonte: Dow Jones Newswires – 10/04/17)

Veja também