Notícias

Maior trading de açúcar vê produção brasileira perto de recorde

02 de Abril de 2020

Notícias

Os estragos causados pela pandemia de coronavírus nas economias globais atingem em cheio as commodities. Um mercado particularmente afetado é o de açúcar, onde o colapso dos preços dos combustíveis leva ao aumento da oferta.

Por isso, com a queda do petróleo, usinas de cana no Brasil, maior produtor e exportador global de açúcar, se preparam para produzir muito mais adoçante do que etanol.

Há apenas duas semanas, a Alvean, maior trading de açúcar do mundo, calculava a produção da commodity entre 31 milhões e 32 milhões de toneladas na região Centro-Sul.

Isso foi antes do caos que se instalou no mercado de etanol nesta semana, quando a BR Distribuidora e a Raízen, as duas maiores distribuidoras de combustível do país, declararam força maior nas compras do biocombustível.

A Alvean agora projeta produção de cerca de 36 milhões de toneladas, segundo o presidente da trading, Paulo Roberto de Souza. O volume representaria um salto de mais de 35% em relação à temporada 2019-2020, o que deixaria a produção perto de nível recorde.

Se a produção superar 36 milhões de toneladas, o mercado de açúcar passaria de déficit a superávit, disse Souza. A Alvean é uma joint venture entre a Cargill, uma das maiores empresas agrícolas do mundo, e a Copersucar.

A São Martinho já começou a colheita da nova safra. A empresa decidiu usar ainda mais caldo da cana para produzir açúcar do que planejava há apenas algumas semanas, disse o diretor financeiro Felipe Vicchiato, em mensagem de texto.

No Brasil, a temporada de esmagamento ocorre normalmente de abril a dezembro.

Ainda assim, Vicchiato não acredita que a produção brasileira de açúcar possa bater recorde, disse, citando problemas relacionados ao etanol para processadores de cana.

“Muitas usinas de cana-de-açúcar não terão dinheiro suficiente para continuar operando”, disse.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, concorda.

As usinas “podem parar de esmagar devido a problemas de caixa”, disse. “Algumas unidades não terão condições viáveis de operar nem por um mês sem a receita das vendas de etanol, enquanto outras poderão sobreviver por três meses”.

A declaração de força maior das distribuidoras de combustível nos contratos de etanol pode abalar uma parte importante da cadeia de suprimentos de cana-de-açúcar, levando a perdas financeiras e desemprego, disse a Unica em comunicado na quarta-feira.

 

Fonte: Money Times - 01/04 

 

Veja também