Notícias

MegaCana: A inovação reduz custo e aumenta competitividade do Agro

24 de Setembro de 2021

Notícias

A participação da tecnologia no avanço do agronegócio é inegável e o crescimento não para. A vice-presidente da Rede Mineira de Inovação e diretora da RR Inova, Raquel Resende, participou ontem (23) da Megacana Tech Show.

Segundo a mestre em Inovação Tecnológica, é indiscutível o avanço tecnológico no agronegócio.Segundo Raquel, o produtor rural é pioneiro e criativo em tudo que faz, e isso trouxe avanços importantes para o setor e para o Brasil. “A tecnologia, agricultura e zootecnia de precisão e a conectividade que existe no campo sempre contribuíram para isso. E o agro sempre vai inovar e sempre vai estar na mesa de todos os brasileiros”.

Agrotechs

Ela afirmou ainda que o setor tem se beneficiado dos inúmeros conhecimentos oriundos das startups do agro, ou AgroTechs. Segundo ela, quando o produtor busca interagir com as AgroTechs, além de conseguir desenvolver serviços e produtos, ele pode reduzir seus custos, otimizar recursos e aumentar a competitividade.

“As startups têm muitas soluções prontas, que podem ser absorvidas pelo negócio. Isso economiza tempo, dinheiro e traz ideias novas, o que também movimenta o mercado. Vejo um aumento enorme de ecossistemas em todo o Brasil de norte a sul, pois a inovação acompanha o agro”, destacou.

Inovação Aberta

Raquel Resente, que atua há 20 anos no segmento tecnológico, com expertise em Interação Universidade, Empresa e Governo, explicou o caminho que muitos produtores vêm adotando ao trabalhar a inovação aberta em seus negócios. Segundo ela, inovação aberta é quando as organizações buscam conhecimento externo, ou seja, quando o produtor busca inovação fora da sua área.

“Essa inovação pode estar em uma universidade, com outros profissionais, no mercado externo. Aí ele pega isso e leva para dentro de sua empresa, dando uma oxigenada. E quando a empresa abre as portas e deixa esse conhecimento externo entrar, ela evolui. Pois novas ideias podem gerar novas oportunidades, ampliando sua competitividade”, destacou.

Triângulo Mineiro

Na região da Canacampo, uma das entidades idealizadoras da Megacana Tech Show, segundo Raquel, tem exemplos de inovação cujo foco também é o agro e que deram resultados importantes. Ela citou o Hub Celeiro e o ecossistema Zebu Valley.

O Hub Celeiro, explicou ela, nasceu da necessidade de ter um espaço de conexão para inovação no agro. O Hub foi idealizado pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), com foco no atendimento da faculdade  - cujo cursos são na área do agro –de seus parceiros, produtores e grandes players  do mercado.  Ou seja, o Celeiro foi criado para conectar quem tem demanda, com quem tem tecnologia. Hoje o Hub foi transformado em um Centro de Tecnologia da Fazu.

Em relação ao ecossistema Zebu Valley, Raquel explicou que são entidades públicas e privadas que se uniram para compartilhar e trocar informações. Atualmente, mais de 40 startups participam do ecossistema, sendo que muitas são da área do agro.

A Megacana Tech Show acontece todas as quintas-feiras, às 19h, por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira.  Serão 18 programas da Megacana TV até o dia 09 de dezembro. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

Megacana Tech Show 2021 - Programa #6

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da MegaCana – 24/9

 

Veja também