Notícias

Mercosul e UE insistem em tentativa de acordo este mês

07 de Dezembro de 2018

Notícias

Em busca de um acordo ainda neste mês, para evitar incertezas em torno da troca de governo no Brasil, o Mercosul e União Europeia vão fazer uma nova rodada de negociações técnicas na próxima semana. O encontro, em Montevidéu, é uma tentativa derradeira de resolver pendências que impedem o anúncio de um tratado de livre-comércio entre os dois blocos.

A comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström, telefonou ontem para o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. Ela disse que via a possibilidade de avanços, com novas concessões de cada lado, e ainda neste ano. Os chanceleres do Mercosul, reunidos no Itamaraty, aceitaram a proposta.

O ministro uruguaio Rodolfo Nin Novoa disse que haverá um esforço para fechar o acordo neste mês ou no primeiro trimestre de 2019. Ele lembrou que as mudanças políticas não são apenas no âmbito do Mercosul e fez uma referência às eleições para eurodeputados.

"Há acontecimentos políticos, entre outros a mudança no Parlamento Europeu e, portanto, a mudança com certeza de alguns comissários, que será em abril ou em maio, nos indicando que deveríamos tratar de estabelecer um prazo-limite nos três primeiros meses do próximo ano", afirmou Novoa, em rápida declaração. Depois, ele corrigiu-se e acrescentou que o primeiro trimestre não é um prazo, mas uma "aspiração".

O Valor apurou que é muito baixa a expectativa do atual governo brasileiro com o fim dos impasses na negociação. Na rodada anterior de negociações, em Bruxelas, havia ainda indefinição sobre temas como indicações geográficas e o "princípio da precaução" para produtos agrícolas.

A UE não sinalizou se ampliaria a cota para carne bovina do Mercosul (a proposta atual é de 99 mil toneladas por ano) ou se eliminaria a cobrança de tarifas para o açúcar exportado para a Europa dentro das cotas propostas. E ainda fez exigência de abertura maior no mercado de vinhos (o Brasil resiste) e de azeites (a Argentina não quer). Nas discussões sobre lácteos, o Uruguai evita a liberalização completa.

"Resolvemos inúmeros problemas, mas ainda restam pendências", observou Aloysio, sem entrar em detalhes. Ele não falou publicamente sobre o telefonema da comissária europeia. "Nos últimos dois anos, houve ampla convergência política dos países do Mercosul e as negociações tomaram impulso."

Novoa foi cauteloso ao comentar as intenções do próximo governo brasileiro sobre o Mercosul. Ele e o argentino Jorge Faurie se reúnem hoje com o futuro chanceler, Ernesto Araújo. Para o uruguaio, fala-se sempre de uma "flexibilização" do bloco, mas a união aduaneira "merecerá uma discussão oportuna".

Quanto às declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, que alertou sobre a impossibilidade de manter a negociação caso o Brasil saia do Acordo de Paris, Novoa desconversou: "Não é oportuno para chanceleres comentar declarações de presidentes".

Valor Econômico - 07/12/2018

Veja também