Notícias

Milho dos EUA ameaça domínio da cana brasileira no Japão

22 de Novembro de 2017

Notícias

Os produtores de milho dos EUA poderão entrar em breve no mercado japonês de biocombustíveis, ameaçando o domínio da cana-de-açúcar brasileira sobre um dos maiores consumidores de gasolina do mundo.

O Ministério do Comércio Exterior do Japão planeja permitir que suas refinarias usem o etanol americano, baseado no milho, em um aditivo misturado à gasolina, disse Kiyohide Yasuhara, vice-diretor do escritório de planejamento de políticas de combustível da pasta, em entrevista em Tóquio. Atualmente, o Japão usa apenas cana-de-açúcar brasileira como fonte para o aditivo do combustível, disse Yasuhara.

Os biocombustíveis estão ganhando popularidade em todo o mundo e Londres está entre os últimos a dizer que usarão borra de café velha para impulsionar seus icônicos ônibus vermelhos de dois andares. O Japão, terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, busca diversificar suas fontes de abastecimento de gasolina para expandir o uso de energia sustentável no país.

Segundo Yasuhara, o ministério espera que o uso de etanol americano baseado no milho ajude a reduzir custos. O produto americano atualmente é 35 por cento mais barato que a variedade à base de cana do Brasil, disse Melissa George Kessler, porta-voz do Conselho de Grãos dos EUA, que desenvolve mercados de exportação para a cevada e o milho dos EUA, por e-mail.

Detalhes dos planos do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria do Japão:

O uso de etanol americano baseado no milho será permitido a partir de abril de 2018. O Ministério do Comércio Exterior e da Indústria planeja manter a exigência de volume de bioetanol em 500 milhões de litros equivalentes de petróleo por ano até março de 2023 sob as novas regras.

Sob as regras de 2010 destinadas a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, o governo japonês exigiu que as refinarias aumentassem gradualmente o volume de bioetanol misturado à gasolina para 500 milhões de litros equivalentes de petróleo por ano até março de 2018.

O ministério também planeja introduzir 10 milhões de litros equivalentes de petróleo por ano de biocombustíveis de segunda geração derivados de não-alimentos, como borra de café e resíduos de celulose, no período de um ano a partir de abril de 2020.

A região Ásia-Pacífico foi identificada como prioridade para desenvolvimento de mercado "dado o baixo consumo de etanol na região e o mercado de combustível grande (e crescente)", disse Kessler, do Conselho de Grãos dos EUA, que desenvolve mercados de exportação para o milho e o sorgo dos EUA.

(Fonte: Bloomberg – 21/11/17)

Veja também