Notícias

Mineiro economiza mais ao abastecer o carro com Etanol

26 de Fevereiro de 2019

Notícias

Abastecer carro com Etanol se tornou uma fonte de economia para o consumidor em relação aos preços elevados da gasolina. De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais - SIAMIG , a diferença de custo entre os dois combustíveis pode chegar a 65%. Segundo o presidente do Sindicato, Mário Ferreira Campos Filho, um dos motivos para a vantagem competitiva do produto no estado é o fato de que Minas Gerais, sendo um grande produtor, consegue proporcionar uma maior oferta no mercado.  Outro fato, aponta o líder empresarial, é a alíquota menor. “Em relação ao etanol, temos uma alíquota de ICMS de 16%, contra 31% da gasolina, o que diminui consideravelmente seu preço na bomba e faz com que o produto seja mais competitivo”, explica.

O aumento do consumo de Etanol em Minas durante o ano de 2018, em relação a 2017 foi de 70%, o que resultou em um recorde de consumo de 2,48 bilhões de litros e uma economia para o consumidor mineiro de R$ 630 milhões, se comparado ao consumo da gasolina.

Diante desse cenário, as perspectivas de crescimento para o setor são promissoras.  “Temos o segundo maior consumidor do mercado de etanol no Brasil e a segunda maior frota entre os estados brasileiros. A nossa expectativa é que possamos novamente ocupar a segunda posição tanto na produção de cana quanto na produção de etanol”, analisa Mário.

De acordo com o empresário, investimentos estão programados para os próximos anos. Entre eles, está a reativação, em 2020, de duas unidades produtoras no Triângulo Mineiro, o que vai possibilitar a geração de emprego e renda para a região. Outro aporte é na energia elétrica sustentável, a Bioeletricidade. “Temos um potencial muito grande para dobrar a nossa produção de Bioeletricidade. Sabemos da importância ambiental e em função disso queremos oferecer um produto mais limpo e renovável, como alternativa a combustíveis fósseis.”, conta. Mário acredita que um dos grandes desafios do setor é promover seus produtos perante à sociedade, no que diz respeito à sustentabilidade e ao Meio Ambiente. Para isso, está em pauta finalizar a regulamentação do programa Renova Bio, de incentivo à produção e ao uso de biocombustível na matriz veicular brasileira, e que deve entrar em vigor até o final de 2019. “Esse é um esforço nacional, de todo o setor, ancorado nas metas brasileiras do acordo de Paris. Nós temos esse desafio de colocar esse programa funcionando”, afirma.

 

Apoio do Sistema FIEMG

A defesa do institucional do setor está em pauta nas ações do sindicato para as empresas. Em parceria com o SENAI e a FIEMG Competitiva, o SIAMIG trabalha a capacitação para as indústrias, bem como, por meio de assessorias, a solução de vários entraves, como na área trabalhista, em relação às normas regulamentadoras. “Não medimos esforços para encontrar soluções técnicas para as empresas. Nosso trabalho está focado na defesa institucional do setor”, finaliza Mário Campos.

 

flyer-post-ok.jpg

 

 FIEMG - 25/02/19

Veja também