Notícias

Ministra Tereza Cristina diz que o setor sucroenergético revoluciona as cidades

04 de Agosto de 2020

Notícias

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou ontem do debate O futuro do Brasil no Agro, juntamente com os deputados federais, Arnaldo Jardim (Cidadania/SP); Franco Cartafina (PP/MG; Zé Silva (Solidariedade/MG) e Zé Vitor (PL/MG), mediado pelo presidente da SIAMIG, Mário Campos.

Tereza Cristina falou da importância do setor com relação aos bons exemplos de sustentabilidade, com a eliminação da queima da cana e investimentos na compara de maquinário. Além de destacar como o setor “revoluciona as cidades onde se instala”. Lembrou que o setor mudou a “cara” do seu estado Mato Grosso do Sul (MS), como por exemplo a cidade de Nova Alvorada, que hoje é uma cidade com bairros modernos, supermercados de qualidade.

A ministra enfatizou, também, que o plano de safra trouxe medidas com a inclusão do setor no financiamento especial para estocagem de produtos agropecuários e o financiamento para garantia de preço ao produtor (FGPP), a fim de contribuir no enfrentamento dos prejuízos com a pandemia. Ressaltou que após o Pró-álcool com a desregulamentação, o setor resistiu e hoje conta com o maior programa de descarbonização do mundo, o Renovabio. “Temos que valorizar este esforço e viabilizar o CBio, para que seja mais comercializado e dê resultados”, afirmou.

Já o presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético na Câmara Federal, o deputado federal Arnaldo Jardim, destacou que o governo federal precisa entender os pleitos do setor em relação à cota de importação, em discussão, a tributação de CBio e a reforma tributária. Segundo ele, a ministra Tereza Cristina e o Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, estão perseverantes neste sentido junto ao Executivo.

Jardim disse que já na próxima semana é possível que o presidente da República, Jair Bolsonaro, edite uma medida para preservar o CBio, e isso é de fundamental importância não só para o etanol, para o biogás, o biodiesel e o bioquerosene, consolidando a matriz de biocombustíveis no país. Outra questão, é a cota de importação que não pode ser abandonada sem que haja uma contrapartida por parte do governo americano.  “Não tem cabimento abrir a exceção para importar etanol sem alíquota enquanto não tiver contrapartida do governo americano”, destacou. 

O deputado federal falou, também, que é importante que o setor fique preparado para fazer frente a questão tributária, pois é preciso estar consciente que o agro faz a diferença e tem que ter diferenciais para os setores que têm externalidades. 

O deputado Franco Cartafina falou da importância do setor no Triângulo Mineiro, enaltecendo o trabalho de todos os produtores e mesmo nos momentos mais difíceis ser um alicerce para superar as crises e a economia do país. O deputado Zé Silva também destacou a importância da economia verde, citando o projeto “Patrimônio Verde”, transformando as áreas em títulos de crédito de carbono. Zé Vitor falou que têm que ser equacionados os problemas o transporte de cana em Minas Gerais e que a reforma tributária terá que trazer maior competitividade para todos os setores, em especial o agronegócio.

O Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, que também representou o Ministério da Agricultura, parabenizou o evento, cumprimentando os deputados federais e ressaltando que está sendo feito um trabalho para estudar a reforma tributária inerente ao setor. Com relação à regularização fundiária será uma grande conquista em relação à sustentabilidade. Elogiou o MegaCana e todas as posições e reivindicações que são feitas serão buscadas.

Assista AQUI a íntegra do evento 

 

Fonte: Gerência Comunicação SIAMIG – 05/08

 

 

Veja também