Notícias

Ministro de Minas e Energia destaca etanol como alternativa para a eletrificação veicular

22 de Fevereiro de 2019

Notícias

Em discurso na tarde de ontem (21) ao término do Seminário "O Futuro da Matriz Veicular no Brasil", promovido pela ANP no Rio de Janeiro, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque enalteceu o papel fundamental dos biocombustíveis como alternativa para a descarbonização do planeta, que em sua visão "é uma tendência irreversível".

"Apesar da tecnologia de eletrificação das plataformas veiculares parecer um caminho sem volta, a utilização de uma modernização baseada puramente em baterias não deve ser considerada como única trajetória a ser seguida. A inovação do veículo elétrico puro da forma como vem sendo proposto por alguns países detentores desse conhecimento, ainda apresenta árduos desafios em pesquisa e desenvolvimento para sua disponibilização em larga escala e a preço competitivo, até que se possa dispor de uma tecnologia viável, aplicável em larga escala, com o menor gasto possível em infraestrutura de disposição de energia, há que se trilhar um percurso que leve em conta as limitações e a vocação de nossa economia", destacou Bento Albuquerque.

Ainda segundo o Ministro, "em breve o Brasil poderá contar com um modelo de veículo híbrido flex utilizando etanol hidratado, cujo lançamento ocorreu no final do ano passado. Com esta modernização teremos em circulação o veículo automotivo mais limpo do mundo, de acordo com cálculos da Associação de Engenharia Automotiva, atualmente esse modelo emite 1/3 da descarga de CO2 do veículo elétrico europeu", explicou o Ministro do MME.

Em seu discurso Bento Albuquerque também enalteceu o papel fundamental do RenovaBio para que o país possa oferecer uma matriz nacional de política energética mais limpa, com "previsibilidade de mercado e investimentos em expansão da produção de biocombustíveis, uma das prioridades do governo".

Ao final de seu discurso oficial, o Ministro sugeriu alguns desafios à plateia formada, quase que em sua totalidade, por autoridades nos setores de energia, como o presidente e o presidente executivo da UDOP, Amaury Pekelman e Antonio Cesar Salibe, respectivamente, "proponho o desafio de buscarmos outras soluções para a eletrificação das plataformas veiculares como por exemplo a viabilização econômica da célula a combustível etanol com a gás natural, o carro elétrico utilizando etanol ou gás natural como fonte de energia com relevantes vantagens competitivas, de conciliar a eficiência dos motores elétrico”, afirmou.

Há vocação nacional para a produção de biocombustívei e de solucionar a problemática associada ao tempo de recarregamento de baterias, de constituir a solução mais limpa para a descarbonização da matriz energética. Ele disse que é possível renunciar vultosos investimentos em expansão da infraestrutura de geração e distribuição de energia elétrica, por utilizar os meios já existentes para a disponibilização de combustíveis líquidos, nos 42 mil postos de combustíveis no País.

Para o presidente da UDOP, a visão apurada do governo recém empossado, demonstra que o Brasil caminha para ter uma matriz energética cada vez mais limpa e renovável. "São passos e sinalizações muito importantes para o País, pois temos, pela primeira vez, um horizonte previsível para nosso setor, através da consolidação do RenovaBio e suas metas, que vão alçar nosso segmento sucroenergético a novos patamares no médio e longo prazo", destacou Amaury Pekelman.

Veja a íntegra do Discurso do Ministro do MME Bento Albuquerque clicando aqui.

Agência UDOP de Notícias - 22/02/2019

Veja também