Notícias

MME define cronograma de Leilões de Energia para 2018

04 de Abril de 2018

Notícias

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta segunda-feira a Portaria nº 115, que estabelece o cronograma de leilões para contratação de energia elétrica pelos agentes de distribuição do Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2018.

Conforme já previsto, foi mantida a realização do Leilão de Energia Nova A-4 de 2018 na próxima quarta-feira, 4 de abril de 2018, que contratará novas usinas renováveis para entrada em operação a partir de 2022. Hoje, 2 de abril, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE e a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL realizaram a simulação do Leilão. Conforme informações da Empresa de Pesquisa Energética, para o A-4, foram cadastrados 1.672 projetos, totalizando 48.713 MW de capacidade instalada.

Também conforme já previsto, para o "segundo quadrimestre" do ano está previsto a realização do Leilão de Energia Nova A-6, para contratar novos projetos com entrega em 2024.

A Portaria também fixou as datas dos dois Leilões de compra de energia proveniente de empreendimentos de geração existentes. Assim, dois leilões de energia existente, o Leilão A-1, e o Leilão A-2, com entrega de energia para 2019 e 2020, respectivamente, serão realizados no quarto trimestre.

Dessa forma, o Ministério de Minas e Energia cumpre compromisso de publicar anualmente o cronograma dos leilões, conferindo maior previsibilidade à sociedade e aos agentes interessados, tanto compradores quanto vendedores.

Fonte: MME - 02/04/18

Veja também