Motor a etanol: por que nunca houve um projeto para ele?

Volta e meia, os motoristas da velha guarda se perguntam o que houve com o projeto de produção do motor a etanol. Desde a década de 80, aconteceram uma série de fatores que adiaram sua produção.

Volta e meia o pessoal me pergunta: mas o que foi feito do motor a álcool? É a turma da velha guarda, que ainda se lembra do Pró-Álcool. Quando praticamente todos os motores dos nossos automóveis foram adaptados para o etanol.

Porém, no fim da década de 80, faltou álcool nos postos e ninguém quis mais saber dele. Até que veio o motor flex em 2003, que dá ao motorista a possibilidade de escolher entre os dois combustíveis.

Mas vem a pergunta: se o motor fosse projetado pra queimar só etanol, ele não seria mais eficiente que o motor flex, que é uma adaptação do motor a gasolina? Sim, seria. Mas exigiria um projeto de centenas de milhões de dólares.

Ora, como só no Brasil existe o carro que funciona apenas com o etanol, não compensa para a fábrica nenhum tamanho investimento pro motor que só poderá ser utilizado no Brasil.

Veja matéria completa AQUI

 

 

Relacionadas