Notícias

Índia vai impulsionar estoques de açúcar para cortar excesso de oferta interna

23 de Maio de 2018

Notícias

A Índia vai formar estoques governamentais de açúcar para cortar o superávit do mercado, disseram duas fontes oficiais nesta terça-feira. A medida foi sugerida com o objetivo de impulsionar os preços locais e ajudar as usinas, que estão perdendo dinheiro, a pagar dívidas a milhões de produtores de cana.

O gabinete do primeiro-ministro, Narendra Modi, aprovaria em breve um plano para criar "estoques de segurança" de 3 milhões de toneladas de açúcar para sugar a oferta extra do mercado doméstico e evitar uma queda livre nos preços, disse uma das fontes. Estoques de segurança se referem a compras feitas pelo governo.

Além de criar estoques de segurança, o governo poderia olhar para outras maneiras de dar apoio aos preços, disse a segunda fonte. As fontes, envolvidas diretamente na elaboração de políticas, preferiram o anonimato.

O Ministério dos Alimentos recusou comentar o assunto. A Índia, onde a produção costuma oscilar fortemente, criou estoques de segurança no passado para atenuar o excesso de oferta.

(Fonte: Reuters – 23/05/2018)

Veja também