Notícias

Neoenergia inaugura posto de recarga rápida para veículos elétricos de futura eletrovia no Nordeste

11 de Dezembro de 2020

Notícias

A Neoenergia deu a partida no primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste, que será o maior do Brasil quando concluído, no final do primeiro semestre de 2021. O corredor verde, como é chamado, vai conectar as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

A primeira fase foi iniciada em Salvador, com a avaliação de desempenho de carros elétricos em rotas urbanas e propostas de abertura dos eletropostos ao público. Experimentalmente, há seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos da capital baiana, para avaliar autonomia, desempenho e definição de ajustes e melhorias.

Os demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021. Após concluído, o Corredor Verde deve abranger seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios.

É resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Aneel, e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia.

Solar nos postos de recarga

A Neoenergia estuda associar as estações de recarga com a geração de energia solar fotovoltaica, segundo o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, José Brito.

“Reconhecemos a importância de garantir o desenvolvimento sustentável através de medidas voltadas ao combate das mudanças climáticas e o investimento em mobilidade elétrica faz parte desse compromisso. Afinal, o uso do carro elétrico diminui a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a descarbonização do planeta”, afirma Brito.

A empresa destacou que os veículos elétricos rodam 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis.

“Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas verdes”, diz.

Em março de 2020, a Neoenergia passou a contar com a sua própria frota de veículos movidos a eletricidade para uso em atividades administrativas.

Com isso, começou a disponibilizar carregadores elétricos em todas as bases regionais e administrativas da empresa, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Os projetos de mobilidade elétrica desenvolvidos incluem o investimento em um caminhão inteiramente elétrico para uso em serviços de manutenção da rede de distribuição, além da ampliação do sistema de eletropostos atendidos com energia solar, atualmente existente na ilha de Fernando de Noronha, de forma a garantir a fonte renovável de energia para recarga dos carros, e a qualificação da mão de obra local para manutenção dos veículos elétricos.

 

Fonte: epbr – 10/12

 

Veja também