Notícias

Nissan projeta vender 1 milhão de veículos elétricos por ano até 2023

26 de Março de 2018

Notícias

A fabricante de automóveis japonesa Nissan planeja vender um milhão de carros elétricos por ano nos próximos cinco anos, com base na expectativa de aumento das vendas de veículos movidos a bateria na China.

A projeção inclui tanto veículos elétricos puros, como o modelo Leaf, quanto o novo sistema híbrido gasolina e elétrico. Segundo o diretor de planejamento da Nissan, Philippe Klein, os modelos híbridos serão os responsáveis pela maior parte das vendas. Em 2017, a empresa comercializou 73 mil unidades do modelo Leaf.

“Vemos o ponto de inflexão na próxima década, quando os veículos elétricos se tornarão competitivos em termos de custo ante os convencionais”, disse Klein.

A companhia espera que até 40% das vendas na China, Europa e Japão sejam de automóveis movidos a bateria até março de 2023. Nos Estados Unidos, a expectativa é de 30%, sendo que hoje a participação é de 1%.

A Nissan já apostou nos modelos elétricos antes e tinha como meta vender um total acumulado de 1,5 milhão de unidades até o fim de 2016, em parceria com a Renault. As duas, porém, comercializaram meio milhão de unidades até o fim de 2017.

A fabricante pretende lançar oito novos modelos, começando neste ano com um sedã movido a bateria para o mercado chinês. Para 2019, está previsto um veículo elétrico básico.

A Nissan também tem planos de aumentar as vendas do sistema de direção autônoma ProPilot, com 20 novos modelos até o fim de 2022.

Fonte: Valor Econômico - 23/03/2018

Veja também