Notícias

No país, as vendas de etanol subiram para 1,3 bilhão de litros em setembro

01 de Novembro de 2017

Notícias

O volume de etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) vendido em setembro no país alcançou 1,314 bilhão de litros, de acordo com levantamento da ANP. O resultado ficou em linha com as estimativas dos analistas.

Foi o primeiro mês de 2017 em que as vendas do biocombustível atingiram o patamar de 1,3 bilhão de litros, nível que no ano passado foi alcançado no período inicial da safra 2016/17, em maio. Em relação a agosto (1,22 bilhão de litros), houve um aumento no mês passado de 7,6%. A ANP corrigiu o dado de agosto, que anteriormente era 1,166 bilhão de litros.

As vendas de etanol hidratado têm reagido desde julho, mês em que o governo alterou a carga tributária sobre combustíveis, o que melhorou a competitividade do etanol frente a gasolina. Com isso, muitos motoristas que têm carros flex passaram a trocar o combustível fóssil pelo etanol hidratado.

Esse aquecimento da demanda colaborou para elevar os preços do etanol no período e tornou o produto mais vantajoso para as usinas do que o açúcar.

Na comparação com o ano passado, porém, o consumo de etanol ainda segue menor. Em relação a setembro de 2016, o volume vendido no mês passado foi 16,1% inferior. No acumulado deste ano, as vendas totalizaram 9,431 bilhões de litros, também 16,1% abaixo do mesmo período de 2016.

Analistas avaliam que, nos próximos meses, a demanda pelo hidratado deve seguir próxima do volume de setembro, já que o produto segue mais vantajoso do que a gasolina nas principais praças.

(Fonte: Valor Econômico - 01/11/17)

Veja também