Notícias

Nova lei de biocombustíveis à vista nos EUA

07 de Março de 2017

Notícias

O governo Donald Trump está avaliando a possibilidade de uma importante mudança na política de biocombustíveis dos Estados Unidos, requisitada por refinarias de petróleo e por Carl Icahn, o investidor bilionário e consultor especial sobre regulações do presidente norte-americano, informou ontem uma autoridade da Casa Branca.

A administração não tem posição “sobre essa questão no momento”, confirmou uma autoridade da Casa Branca à Reuters. As declarações ocorrem após notícias na semana passada de que Icahn havia entrado em contato com a Casa Branca sobre a mudança.
A discussão está centrada no Renewable Fuel Standard (RFS), uma política de 2005 que exige que volumes crescentes de biocombustíveis sejam misturados a gasolina e ao diesel a cada ano.

Refinarias de petróleo, incluindo a Valero e a CVR Energy, atualmente precisam mostrar a reguladores ambientais que estão cumprindo essas exigências anuais, e pressionaram o governo a ampliar essas exigências para misturadores de combustíveis e companhias integradas de petróleo.

Opositores à mudança afirmam que ela complicará a garantia de adesão e que poderá ameaçar o futuro da política RFS, que estabelece as exigências anuais para o uso de biocombustíveis na gasolina e no diesel.

Confusão sobre os planos de Trump para a RFS desencadearam grandes variações nos mercados de energia e agricultura na semana passada. Carl Icahn, que possui uma grande participação na CVR, admitiu que entrou em contato com a Casa Branca sobre o assunto.

Duas fontes familiarizadas com as discussões contaram à Reuters que ouviram de autoridades do governo que estão preocupados sobre possível retaliação política de companhias e comercializadoras de biocombustíveis, caso eles façam as mudanças que Icahn e Valero buscam.

(Fonte: Reuters – 7/3)

Veja também