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Novas regras nas rodovias impactam negativamente nos custos de produção

28 de Junho de 2018

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O combustível é um item de custo impactante no processo produtivo da cana de açúcar, seja de forma direta ou indireta, que é o quanto pesa nos demais produtos e insumos utilizados no processo produtivo.

Dos custos totais agroindustriais, o combustível possui um impacto aproximado de 7%, e somando-se aos lubrificantes e a outros derivados, pode chegar a 9,5% de participação na composição dos custos. Especificamente na área agrícola, o diesel tem um impacto de 6,5%, sendo os outros 0,5% utilizados no processo industrial e administrativo.

Em um histórico de 20 anos, o diesel foi o item de custo com maior aumento em valor, quando comparado com a os outros materiais e insumos de produção, chegando a aproximadamente 650% de aumento, tendo como material mais próximo em aumento de valor o ferro e aço, na ordem aproximada de 620% no mesmo período.

Nesse sentido, as empresas que tem seus sistemas de custos bem controlados sempre buscam adaptações na operacionalização das atividades, visando a redução na quantidade de combustível utilizada, sendo sempre o maior foco de ação a área agrícola, que tem seus custos equivalentes a 70% do processo produtivo agroindustrial do setor de produção de açúcar e etanol.

A redução na quantidade de combustível utilizado sempre foi um item monitorado por essas empresas, e friso, empresas que realmente controlam seus custos. Todavia, as ações sempre foram no sentido de diminuir o consumo, logicamente visando a redução dos gastos, só que o momento atual força expandir as ações para a administração do impacto do combustível nos demais itens de custos e que não aparecem no detalhe da composição dos mesmos, pois estão inseridos na composição do valor dos insumos e demais produtos de consumo utilizadas no processo produtivo. Afinal, a economia brasileira circula pelas estradas e os custos rodoviários impactam em todos os produtos.

Fonte: CanaOnline – 27/06/2018

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