Notícias

O setor acelera para cumprir a lei do enlonamento de carga

28 de Abril de 2017

Notícias

Lei do enlonamento de carga canavieira entra em vigor em 1 de junho e não haverá mais prorrogações

A partir do próximo dia 1º de junho passa a ser proibido que caminhões canavieiros trafeguem em rodovias municipais, estaduais e federais sem que as cargas de cana “in natura” estejam cobertas. A resolução 618 do Conselho Nacional de trânsito (Contran) já era para ter entrado em vigor desde 2013, mas entidades do setor conseguiram adiar por duas vezes a aplicação da norma, argumentando que não havia tempo hábil para inserir dispositivos que facilitem a colocação das lonas ou telas nas mais de 23 mil gaiolas em circulação no país.

Porém, agora não tem mais conversa. O consultor em mecanização sucroenergética Luiz Nitsch, com informações do próprio Contran, afirma que não haverá mais prorrogações, sendo que o veículo poderá até mesmo ser apreendido se pego trafegando sem a cobertura a partir de junho. “Resta muito pouco tempo para adequação e muita carga para cobrir.

Dessa forma, é importante que as usinas comecem a se mexer a fim de evitar transtornos futuros”, alertou Nitsch em sua palestra no 19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, nos dias 29 e 30 de março, em Ribeirão Preto, SP.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) explica que a medida, aplicada ao transporte de cana e de outros produtos, visa impedir o derramamento da carga nas estradas. Segundo o Contran, a autoridade competente de trânsito poderá autuar aquele que trafegar sem a proteção adequada nas carretas por infração.

Embora representantes do setor garantam o cumprimento da determinação do Contran, Luiz Nitsch estima que, em todo o país, esse descompasso entre lei e prática atinja 62% das usinas.

Além das localizadas no Estado de São Paulo, que concentra grande parte das usinas e, por consequência tem mais demanda por adequações, são ainda indefinidas as situações de usinas de Minas Gerais e Estados do Nordeste, onde a cana-de-açúcar é transportada por inteiro nas carretas. Além disso, a instalação também exige que as condições gerais dos caminhões estejam em ordem, explica.

(Fonte: Cana Online – 28/04/17)

Veja também